A Americold Realty Trust anunciou a conclusão da compra da Agro Merchants Group, a quarta maior operadora de armazenamento a frio do mundo. A transacção de 1,74 mil milhões de dólares foi anunciada em meados de Outubro de 2020, noticiado anteriormente.

O negócio adiciona 46 instalações de 236 milhões de pés cúbicos (cerca de 6,7 milhões de metros cúbicos) de espaço refrigerado à rede da Americold, que agora inclui 239 instalações com 1,41 mil milhões de pés cúbicos (aproximadamente 40 milhões de metros cúbicos) de armazenamento refrigerado.

A aquisição da Agro Merchants Group surge após outros grandes negócios que o fundo de investimento imobiliário concluiu nos últimos dois anos. No início de 2020, a Americold adquiriu instalações na Flórida e no Texas e foi seleccionada pela Ahold Delhaize USA para construir duas instalações, totalizando 325 milhões. Em 2019, comprou a Nova Cold Logistics por 250 milhões de dólares e a Cloverleaf Cold Storage por 1,24 mil milhões de dólares.

A estrutura original da aquisição da Agro Merchants Group incluía 554,3 milhões de dólares em acções da Americold, 519 milhões de dólares em dinheiro, o reembolso de 560 milhões de dólares da dívida da Agro Merchants Group e a assunção de 110 milhões de dólares de arrendamentos de capital da empresa, acordos de venda e leaseback.

Vale a pena relembrar que no caso de Portugal a Agro Merchants entrou em 2018, através da aquisição da Frissul e da Frigomato e, entretanto, já em 2019, reforçou a sua presença na Península Ibérica através da compra das operações da Friopuerto em Espanha e Portugal.