A Americold Realty Trust concordou em comprar o Agro Merchants Group, especialista em logística e cadeia de frio, a um grupo de investidores liderado por fundos administrados pela Oaktree Capital Management por 1,74 mil milhões de dólares, numa transacção em dinheiro e acções. O negócio, que está sujeito a aprovação, deverá ficar concluído no final de 2020 ou no início do primeiro trimestre de 2021.

A Agro Merchants é a quarta maior empresa de armazenamento com temperatura controlada do mundo e com esta aquisição aumentará a posição da Americold no mercado global, fornecendo uma plataforma europeia estabelecida e instalações nos EUA, Austrália e América do Sul.

“Estamos muito entusiasmados em dar as boas-vindas à Agro Merchants na família Americold, além de expandirmos a escala e aumentarmos o alcance geográfico da rede Americold”, disse Fred Boehler, presidente e CEO da Americold Realty Trust.

“A aquisição representa uma oportunidade única de adquirir um portfólio global de qualidade, que facilita a nossa entrada estratégica na Europa e agrega locais complementares nos Estados Unidos, América do Sul e Austrália, onde a Americold já está estabelecida. Além disso, estamos entusiasmados com o desenvolvimento externo e as oportunidades  que esta aquisição nos proporciona.”

A Agro Merchants é o quarto maior operador logístico de temperatura controlada do mundo e nas suas 46 instalações logísticas, espalhadas por 10 países, conta com mais de 2.900 clientes. Tem 17 centros logísticos nos EUA, dois na Austrália e um no Chile. Na Europa conta com 26 instalações logísticas, onde se inclui Reino Unido, Holanda, Espanha, Irlanda, Áustria, Polónia e Portugal.

Vale a pena relembrar que no caso de Portugal a Agro Merchants entrou em 2018, através da aquisição da Frissul e da Frigomato e, entretanto, já em 2019, reforçou a sua presença na Península Ibérica através da compra das operações da Friopuerto em Espanha e Portugal.