Quem somos

A FLOW training academy é a divisão de Formação da SCM Supply Chain Magazine e realiza formações no formato IN-HOUSE (formação realizada nas instalações da sua empresa).

Na FLOW… acreditamos que os nossos workshops devem ajudar os profissionais e as empresas a ultrapassar as dificuldades reais com que se confrontam no dia-a-dia, sempre nos domínios da LOGÍSTICA, COMPRAS e OPERAÇÕES. Queremos ser uma parte da solução, pelo que desenvolvemos workshops com o objectivo de:

> Contribuir para a definição de estratégias que permitam a maximização do valor da actividade das empresas a longo prazo, enquanto se optimiza a performance e o valor, a curto e médio prazo;

> Optimizar as operações das empresas no sentido de canalizar recursos financeiros para o crescimento futuro.

FORMAÇÃO IN-HOUSE

Desenhamos planos de formação à medida e adaptados às necessidades específicas de cada empresa, para um número de colaboradores que poderá variar entre 2 a 12. Nesta modalidade e em articulação com o formador, a empresa tem total liberdade de escolha de datas e horários para a realização das formações, bem como dos conteúdos programáticos que mais vos possam interessar.

Estamos empenhados em que os nossos clientes aumentem a sua eficiência e competitividade. Estamos disponíveis para desenvolver soluções à medida das necessidades da sua equipa e da sua empresa. 

Cursos e Workshops

 

Gestão de Stocks – Alcançar o equilíbrio entre tempo, custo e qualidade

O profissional de logística necessita cada vez mais de instrumentos que o apoiem na determinação de três decisões vitais na gestão de stocks: Quando encomendar? Quanto encomendar? Que quantidade de stock de segurança deve manter? A formação será importante para desenvolver estas e outras competências vitais na Supply Chain.

Negociação na Logística – O veículo para a maximização dos resultados

Desenvolver competências de negociação é hoje uma ferramenta indispensável. Esta formação foi desenvolvida a pensar nos logísticos que pretendam conhecer e desenvolver as suas competências de negociação enquanto veículo para maximizar os seus resultados pessoais e profissionais.

Gestão do Armazém – Melhores práticas para a redução de custos

Já não é possível gerir um armazém da forma tradicional. Esta formação está direccionada para todos os profissionais que pretendem conhecer os factores críticos de sucesso da gestão moderna de armazéns, que são conducentes à melhoria da eficiência e da eficácia das operações.

Auditoria Logística – Conhecer e avaliar para melhor gerir

Um dos maiores desafios para o profissional logístico é a necessidade de responder a um mercado cada vez mais volátil, através da elasticidade organizacional. Com a análise, avaliação e interpretação dos sistemas logísticos conseguimos determinar se existe ou não correlação entre o desempenho logístico de uma organização e os seus resultados.

Gestão de Compras – Melhores práticas para a redução de custos

A gestão e redução eficaz dos custos na Gestão de Compras pode contribuir para o alcance dos objetivos da empresa, seja ao nível do aumento dos lucros ou da melhoria da sua posição competitiva.

A formação está direcionada para todos os profissionais que pretendam conhecer os factores que podem ser críticos para o sucesso desta actividade.

Procurement eficiente – Como criar valor

Esta formação visa dotar os participantes de ferramentas de gestão dos serviços de procurement e compras enquanto factores críticos de sucesso para os processos de negócio.

Seleção e avaliação de fornecedores – Promover a melhoria contínua das fontes

O processo de seleção e avaliação de fornecedores é de extrema importância e pode atingir elevada complexidade. Um mau processo pode comprometer as necessidades da organização e afetar diretamente o nível de serviço prestado aos clientes.

O essencial da Gestão Logística e da Cadeia de Abastecimento

Formação direcionada para todos os profissionais que pretendam consolidar os conhecimentos essenciais da Gestão Logística e da Cadeia de Abastecimento.

Libertar e maximizar o potencial das equipas logísticas através da liderança eficaz

A peça fundamental de uma operação logística são as pessoas e as equipas de trabalho por elas construídas. Em simultâneo, o sucesso de um projeto e das equipas que o constituem está dependente da capacidade do líder em conseguir coordenar, dinamizar e motivar a atividade de cada um dos seus elementos. Este workshop é direccionado para quem quer conhecer fatores críticos de sucesso na liderança de equipas logísticas e desenvolver um estilo eficaz de liderança.

Gestão Estratégica – Lean Logistics aplicado à gestão da Supply Chain

O aumento da concorrência e a globalização tornaram a existência de uma boa logística e de uma Supply Chain bem gerida um requisito essencial aos bons resultados e até à sobrevivência das empresas. A Logística e a Supply Chain têm tido um grande desenvolvimento nos últimos anos sendo um dos sectores onde há mais inovação, investigação, aplicação de novas tecnologias e desenvolvimento de novas técnicas de gestão.

Gestão de Processos

O sucesso de uma organização e a excelência do seu desempenho requer que todas as atividades desenvolvidas na organização estejam interrelacionadas numa visão por processos.

Facility Management

O sector da Logística e Supply Chain é crítico para o sucesso das empresas. O Facilitiy Management é uma área profissional que visa a funcionalidade do ambiente construído, integrando locais de trabalho, com o objetivo de otimizar os espaços, processos e tecnologias envolventes.

Gestão de Rotas

Esta formação tem como objetivo reforçar as competências na implementação e gestão de modelos de rotas. Também tem como objetivos específicos: Domínio dos Princípios de Gestão de Transportes Rodoviários; Domínio dos fundamentos da Gestão de Rotas ao Serviço da estratégia da Empresa.

Gerir com sucesso a sua frota

A gestão de frotas consiste na utilização de certos métodos, técnicas e ferramentas, nomeadamente software informático, que permitem às empresas eliminar os riscos inerentes ao investimento dos seus veículos, aumentar a produtividade e eficiência das suas operações.

Como minimizar os custos de transporte

Quando bem aplicada, a redução de custos de transporte pode aumentar ou recuperar a vantagem competitiva das empresas, mantendo a qualidade do serviço prestado. O que esta formação pretende mostrar são formas de reduzir os custos na operação de transporte das empresas, os benefícios e os objectivos e como essas medidas têm impacto no potencial de lucro das empresas.

Ferramentas de gestão logística para transitários – Serviços de valor acrescentado para a competitividade

As ferramentas de controlo e gestão logística são itens indispensáveis para uma gestão moderna e eficiente da atividade transitária. Existem conceitos e soluções bastante estratégicos que podem melhorar os processos em diferentes pontos da cadeia logística, numa operação transitária. Negligenciar essa realidade é perder uma oportunidade de alcançar o sucesso.

Marcação de reuniões no Sector Transitário – Optimização do contacto e da taxa de sucesso

A aplicação da Estratégia comercial de uma empresa começa com o primeiro contacto com o cliente.

Ter uma equipa de vendas internas preparada com a informação necessária e o discurso correcto, focada na qualificação dos contactos é uma mais valia para o desenvolvimento do trabalho comercial que se segue.

O comercial interno lida com empresas diferentes com um comportamento de compra diferente, de indústrias diferentes, há que preparar as equipas para a segmentação de clientes de forma a adequar o discurso e recolher o máximo de informação possível para o comercial externo.

Com uma concorrência cada vez mais vasta torna-se necessário que a equipa esteja preparada para lidar com as possíveis objecções e que saiba como ultrapassá-las.

Sector Transitário – Formação em Vendas

Destinada a comerciais externos, esta formação pretende dotar os participantes de um método de trabalho focado e estruturado na angariação de negócio.

Um processo de vendas bem definido em termos de etapas e prioridades, capaz de transmitir a visibilidade e consistência que a Direcção das empresas necessita, é um factor essencial para conseguir resultados alinhados com os objectivos e estratégia de cada empresa. Encontrar o diferenciador e utilizar as vantagens competitivas são factores essenciais para o sucesso da performance comercial.

Esta formação baseia-se na transmissão de uma metodologia de trabalho onde são trabalhados os diversos recursos e etapas do processo de venda.

Formação Air & Sea – Vertente Comercial

Dedicada a gestores de vendas que iniciem a actividade em empresas dedicadas ao  transporte aéreo e marítimo de mercadorias.

Pretende dotar os participantes de: conhecimentos necessários para a venda de serviços de transporte aéreo e marítimo, conhecimento do funcionamento das áreas em questão, conhecimento da tipologia e necessidades dos clientes que utilizam estes serviços, elaboração de propostas, realização de reuniões, coordenação com o departamento de procurement e operacional.

Esta formação pretende optimizar a performance comercial de elementos que se iniciem na área comercial da Logística Internacional, de forma a que consolidem os conhecimentos necessários de uma forma mais célere, optimizando em simultâneo os recursos da empresa.

Formação em Transporte Aéreo – Vertente Comercial

Dedicada a gestores de vendas que iniciem a actividade em empresas dedicadas ao transporte aéreo de mercadorias.

Pretende dotar os participantes de: conhecimentos necessários para a venda de serviços de transporte aéreo, conhecimento do funcionamento das áreas em questão, conhecimento da tipologia e necessidades dos clientes que utilizam estes serviços, elaboração de propostas, realização de reuniões, coordenação com o departamento de procurement e operacional.

Esta formação pretende optimizar a performance comercial de elementos que se iniciem na área comercial da Logística Internacional, de forma a que consolidem os conhecimentos necessários de uma forma mais célere, optimizando em simultâneo os recursos da empresa.

Formação em Transporte Marítimo – Vertente Comercial

Dedicada a gestores de vendas que iniciem a actividade em empresas dedicadas ao transporte marítimo de mercadorias.

Pretende dotar os participantes de: conhecimentos necessários para a venda de serviços de transporte marítimo, conhecimento do funcionamento das áreas em questão, conhecimento da tipologia e necessidades dos clientes que utilizam estes serviços, elaboração de propostas, realização de reuniões, coordenação com o departamento de procurement e operacional.

Esta formação pretende optimizar a performance comercial de elementos que se iniciem na área comercial da Logística Internacional, de forma a que consolidem os conhecimentos necessários de uma forma mais célere, optimizando em simultâneo os recursos da empresa.

Os nossos formadores

CLÁUDIA BRITO

Com formação em Engenharia Química pelo IST, conta com 26 anos de carreira no mundo dos bens de grande consumo, nas várias áreas da Cadeia de Abastecimento e de Gestão Organizacional. Com experiência operacional e estratégica, exerceu cargos de Gestão e Direcção em Planeamento, Serviço a Clientes, Logística e Recursos Humanos na Procter&Gamble e na Coty, em Portugal e no estrangeiro. Liderou, nos últimos 10 anos, equipas multi-culturais, multi-funcionais e remotas, em ambientes dinâmicos de aquisições e integrações de negócios. Participou ao longo dos anos em diversas formações de serviço a clientes, gestão de projectos, gestão de equipas, liderança, entre outras.

José Fragoso Henriques

Profissional com mais de 30 anos de experiência, nacional e internacional, no sector da Gestão, Logística e Transportes. Foi director de operações / serviços e consultor em várias empresas da área de Logística, Transportes, Consultoria de Gestão.
Formador e Consultor em Portugal e em Países Lusófonos (Angola, Moçambique) em Gestão de Operações; Gestão Logística; Procurement; Gestão Estratégica para diversas entidades.
Enquanto Gestor destaca-se o exercício de cargos de Director de Operações e Director Geral em operadores logísticos nomeadamente no grupo Ibertrans; Barraqueiro e na Fiege Ibéria.
Enquanto formador e consultor desenvolveu intensa actividade com ultinacionais e empresas relevantes na economia de Angola e Moçambique, nomeadamente Sonils,S.A; Sonangol Produção; Porto do Lobito; Porto de Cabinda; Ministério da Economia de Moçambique; Ministério da Tecnologia e Ciência de Moçambique entre outras empresas e entidades.
Enquanto formador e consultor em Portugal desenvolveu intensa actividade, entre outras, junto de empresas como G3P Consulting; Universidade EDP; Logistel; G3P; Vantagem Mais; Instituto Profissional de Transportes – IPTRANS; APDL; Magallen; Quaternaire; Grupo Rumos.
Presentemente a sua actividade enquanto consultor concentra-se na Freeboard – Consultoria e Formação e WestKey Business Consulting.

Manuel Gomes

A sua carreira profissional tem crescido focada na área da Logística, especialmente no desenho, conceção, implementação e direção das mais variadas atividades para o desenvolvimento e suporte logístico de uma Cadeia de Lojas Alimentar em Portugal, com pontos de venda localizados principalmente em áreas urbanas com cobertura nacional e um elevado nível de centralização da atividade logística.
Com um profundo conhecimento das operações dum Centro de Distribuição, planos de layout de armazéns, processos de reaprovisionamento aos fornecedores, gestão da frota de transportes primária e secundária, e sistemas de informação dirigidos à gestão da Cadeia de Abastecimento, ao longo dos últimos anos, teve a oportunidade de gerir e liderar os mais variados projetos para o aumento do nível de serviços à rede de lojas.
Como membro do Conselho Executivo, adquiriu também uma série de competências que o permitiram desenvolver um conhecimento detalhado das operações e do negócio do retalho alimentar.

Gonçalo Henriques

Com formação em Psicologia pela Universidade Lusófona e Coaching (International Certified Professional Coach) conta com 13 anos de experiência como Psicólogo. Membro efectivo e especialista em Psicologia Clínica e da Saúde da Ordem dos Psicólogos. Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos.
Desenvolveu ao longo dos anos intervenção nas áreas da saúde, acção social, comunitária, educação, e projetos empresariais.
Managing Partner da Effect Plus Consulting Services, empresa dedicada à prestação de serviços de Consultoria Comercial e Estratégica, Recrutamento, Formação, Marketing e Implementação de Projectos na área da Logística Internacional.

Marta Carvalho

Com formação em Relações Internacionais pelo ISCSP, conta com 21 anos de carreira no ramo da aviação comercial e empresas de Transporte Internacional e Logística.
Com experiência na área comercial e operacional exerceu cargos de Sales Executive, Direcção de Carga Aérea e Direcção Comercial em empresas multinacionais do sector.
Participou ao longo dos anos em diversas formações de vendas, liderança comercial, marketing digital, entre outras.
Neste momento está num projecto próprio de Consultoria Comercial e de Recursos Humanos direccionada para as empresas de Transportes Internacionais e Logística.

Álvaro Lopes

Com formação em Organização e Gestão de Empresas e Marketing, conto com 14 anos de experiência nas areas de Purchasing e Procurement.

Com grande experiência nas áreas de compras directas e indirectas, no meu percurso profissional tenho assumido cargos de estratégia em empresas de referência no seu sector, seja como comprador ou como líder de projetos e/ou equipas.

Gostaria de dar especial destaque para a minha actual função que consistiu em transitar / transformar / implementar o departamento de Procurement em uma empresa multinacional.

Procurement Transformation, Procurement Automation, Negociação, Gestão de Projeto, Continuous Improvement, Lean e Problem Solving mindset, Coaching e Mentoring, capacidade de conduzir equipas de Procurement a altos níveis de performance e motivação, são algumas das competências que adquiri ao longo do meu percurso académico e profissional.

Susana Ratinho

Licenciada em Gestão e Engenharia Industrial pelo ISCTE-IUL, Susana Ratinho é também pós-graduada em Sistemas Integrados: Qualidade, Ambiente e Segurança pelo IST.
Com elevada experiência nacional e internacional, construiu o seu percurso como formadora e consultora em projetos nas áreas da gestão logística, gestão da cadeia de abastecimento, gestão de inventário, gestão da qualidade, otimização de armazéns e gestão de transporte e distribuição em empresas de diversos setores de atividade, em particular telecomunicações, bens de consumo e saúde.
Desde Dezembro de 2014, é Partner e Senior Manager da CROSS Logistics Consulting, uma empresa de consultoria em logística e cadeias de abastecimento.

Bruno Gil

Licenciado em Gestão de Transportes e Logística pela ENIDH, conta com 13 anos de carreira na gestão e direcção de Supply Chain a nível nacional e internacional, nas mais variadas áreas de negócio (3PL´s, Grande Consumo, Retalho e Indústria). Com larga experiência na liderança e motivação de grandes equipas nacionais e internacionais (com sucesso comprovado na retenção e satisfação das mesmas) e na gestão estratégica do negócio, liderou com sucesso: a gestão de operações logísticas e de armazém em diferentes negócios, sempre numa perspectiva de optimização de fluxos e aumento de eficiência (com ganhos de produtividade); a implementação de diversos projectos (sistemas de RFID, desenho e reestruturação de armazéns, módulo 4S de SAP); a implementação de processos de gestão de stocks e forecasts (S&OP) e de processos e ferramentas de controlo de inventário, contribuindo para elevados níveis de serviço ao cliente e mantendo níveis óptimos de stock; a implementação de modelos de Produção; a implementação das mais variadas acções para a redução de custos das empresas; a gestão do processo de Compras e o controlo e seguimento da despesa; a gestão e controlo da Qualidade e Segurança (tendo obtido o melhor resultado do País dois anos consecutivos em auditorias internas, e tendo conquistado o 2º lugar nos EMEA Safety Awards); a implementação de KPI´s e de Scorecards de Produtividade; a elaboração e controlo de Budget´s, CAPEX e OPEX.

Tendo sido responsável por Formações Internas nas áreas da Liderança e Motivação de equipas, processos de gestão de Stocks e Inventários, e Qualidade e Segurança, desempenha actualmente a função de Iberian Supply Chain Manager, tendo desempenhado, entre outras, as funções de Supply Chain Manager – South Europe (sendo responsável pela gestão das equipas e operações de Supply Chain em 4 países), e de Logistics Manager na IKEA, tendo tido a oportunidade de abrir uma nova loja, onde recrutou, formou e desenvolveu toda a equipa de Logística, assim como todos os processos e procedimentos do departamento.

Miguel Silva

Licenciado em Informática de Gestão pelo ISMAI.
Experiência profissional de 26 anos, dos quais 17, ligados direta ou indiretamente à Formação Profissional e Consultoria.
Formador certificado desde 2001, com mais de 8500 horas ministradas em Portugal e no Estrangeiro.
Desempenhou funções de Direcção Logística e Distribuição em empresas de exigentes sectores de actividade como: mobiliário, comércio e distribuição de TI/SI e farmacêutica, das quais se destacam a Micrograf (Grupo TechData) e a Fresenius Medical Care. Desempenhou funções de Gestor de Produção em ambiente industrial.
Consultor de empresas em processos relacionados com reengenharia de processos e organização operacional nas áreas Logística Int./Ext., Gestão de Stocks, Procurement e Supply Chain Management.
Responsável, em 2008/09, por projecto “start up” na área de consultoria e formação a nível nacional.
Responsável pela internacionalização, em 2014, de um projecto em Moçambique.
Em 2016, desempenhou o cargo de Director Executivo de empresa na área de serviços, em Moçambique.
Assumiu a posição de Diretor Comercial de Mercados Internacionais (Europa / África) ligados à importação / exportação, em empresa do sector automóvel no período de 2017 a 2019.
Desempenhou o cargo de Director Geral Executivo da Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF).

Carlos Batista

Consultor Sénior e Formador com mais de 20 anos de experiência nas áreas das Ciências Empresariais, Comportamentais e TI. Construiu a sua carreira em organizações de média e grande dimensão (OEM) nos setores automóvel, logística, telecomunicações, TI, consultoria e educação. Responsável por inúmeros projetos empresariais e equipas multidisciplinares, possui uma vasta experiência em Gestão de Projetos.
Desenvolve projetos de consultoria e de formação para organizações nacionais e internacionais de prestígio e leciona na Escola Superior de Ciências Empresariais em Setúbal: Curso de Licenciatura em Gestão da Distribuição e da Logística. Colaborou com o Institute of Business Management no MBA em Gestão de Empresas, onde lecionou o módulo: Gestão de Operações e Logística.
Tem o Título de Especialista em Gestão e Administração (Gestão Logística), é Mestre em Sistemas de Informação Organizacional, pela Escola Superior de Ciências Empresariais de Setúbal, é Pós-Graduado em Management and Business Consulting, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão de Lisboa e Licenciado em Gestão da Distribuição e da Logística, pela Escola Superior de Ciências Empresariais de Setúbal.

Susana Guerreiro

Com formação em Procurement e Supply Chain, conta com 15 anos de experiência na área de purchasing e procurement. Com forte experiência em gestão de projetos e gestão de categorias exerceu vários cargos para empresas de renome em Portugal e no Reino Unido com destaque para a recente transformação / implementação do departamento de procurement no shared services da adidas no Porto.
 

Neste momento está a abraçar a área da formação com o intuito de deixar a sua marca e poder contribuir para o desenvolvimento do procurement em Portugal.

Podemos traçar um plano de formação à medida, ajustado ao número de colaboradores, horas e conteúdos. 

Contacte-nos para saber como!

Inês Ferreira | flow@supplychainmagazine.pt    

 

Share This