No final do período de discussões exclusivas anunciado a 18 de abril, o grupo Bolloré aceitou a proposta da CMA CGM para venda das operações de transporte e logística da Bolloré Logistics. A conclusão definitiva da transação está sujeita ao exame da representação dos trabalhadores e depois às aprovações regulamentares habituais. Se a aquisição for finalizada, a CMA CGM fortalece o negócio da logística, tornado-se num dos cinco maiores players globais.

As operações combinadas das atividades logísticas dos dois grupos gerariam receitas de aproximadamente 24 mil milhões de dólares (com base nos resultados de 2022). Na sequência das aquisições da Ingram Micro Commerce & Lifecycle Services e da Colis Privé, depois da GEFCO, que reforçaram as capacidades da CEVA em matéria de logística de contrato para o comércio eletrónico e de logística automóvel, respetivamente, a aquisição da Bolloré Logistics reforçará ainda mais as atividades de transporte marítimo e aéreo da divisão de logística do Grupo. Com esta aquisição estratégica pode nascer um gigante que terá um volume anual de transporte equivalente a mais de 2 milhões de TEU de carga marítima e 0,8 milhões de toneladas de carga aérea.

O Grupo CMA CGM já opera em mais de 160 países, com 155.000 empregados. Este acordo acrescentará mais de 14.000 novos funcionários que operam em 350 escritórios de 63 países diferentes. O espaço de armazenamento do Grupo aumentaria em mais de 900.000 metros quadrados em 115 armazéns, para além dos 10,3 milhões de metros quadrados já geridos pela CEVA nos seus 900 armazéns em todo o mundo. A aquisição permitirá também o acesso a grandes plataformas logísticas, nomeadamente em França e na Ásia.

Com a aquisição da Bolloré Logistics, o Grupo CMA CGM e a sua filial CEVA Logistics ganham uma maior especialização em setores de elevado valor acrescentado, tanto na gestão do transporte marítimo e aéreo como na logística contratual. Atualmente, a Bolloré Logistics tem uma posição cimeira em soluções de transporte e logística para os setores de luxo, perfumaria e cosmética, saúde, aeroespacial e defesa.

Os especialistas que se juntarão ao Grupo CMA CGM construíram uma lista de clientes de alto nível, incluindo alguns dos principais nomes da indústria francesa e outras multinacionais líderes, que a CEVA Logistics terá agora que se empenhar em continuar a servir.

O negócio representa também para a CMA CGM um notável passo no desenvolvimento de uma gama completa de soluções de apoio às cadeias de abastecimento dos clientes, através da gestão do transporte e da logística de ponta a ponta e será estratégico no desenvolvimento das atividades de logística do grupo, em que tem vindo a apostar de forma crescente desde 2019, a par e passo com o negócio histórico e ‘core’ da companhia: o transporte marítimo.