A Dachser prepara-se para iniciar operações no próximo ano com dois camiões a pilha de combustível de hidrogénio (FCEV) em duas cidades alemãs. Para isso, a empresa está a realizar testes práticos de tecnologias de condução com zero emissões para camiões.

Já no início do ano, em Magdeburgo, o camião Hyundai XCIENT, começará a ser operado por profissionais que estão a completar a sua formação na empresa. “Como parte de um estudo com a Universidade de Ciências Aplicadas de Kempten, já determinámos que existe um potencial considerável para camiões de hidrogénio na rede europeia de grupagem da Dachser”, explica Stefan Hohm, Chief Development Officer (CDO) e membro do conselho executivo da Dachser.

“Estamos ansiosos por introduzir os primeiros camiões de hidrogénio na rede Dachser, já que isto significa que seremos capazes de adquirir uma valiosa experiência prática com eles”, acrescenta. De facto, estes veículos conseguirão aguentar até 27 toneladas e carregar 18 paletes, tendo uma autonomia de até 400 quilómetros, ou seja, uma novidade que permitirá que este seja utilizado em dois turnos.

No que diz respeito às operações noturnas, enquanto o camião FCEV é testado na distribuição na área de Magdeburgo durante o dia, de noite realizará as linhas do tráfego regular até à filial da Dachser em Berlim-Schönefeld. O veículo estará assim equipado para este turno de um reboque e caixa móvel (swap body). É de referir que as instalações para reabastecimento do camião a hidrogénio podem ser encontradas perto das duas filiais da Dachser, em Magdeburgo e Berlim, no momento da entrega do veículo.

Vale também a pena lembrar que a empresa de vendas faz parte da H2 Green Power & Logistics GmbH, que apresentou a sua estratégia para a logística de veículos comerciais movidos a hidrogénio com o camião Hyundai XCIENT FCEV, num evento que percorreu 11 cidades alemãs no final de 2021. Assim, em Magdeburgo, o parceiro contratual da Dachser neste projeto é a H2 Delivery Truck Pool GmbH & Co. KG.

Contudo, a marca, a partir de meados de 2023, irá também utilizar um camião Bluepower 1938 FCEV da Enginius, uma filial do Faun Group em Bremen, para entregas no centro da cidade de Hamburgo. O Bluepower 1938 tem uma capacidade até 19 toneladas e pode transportar até 18 paletes de mercadorias com o seu reboque de caixa fixa. A autonomia estimada do modelo de 250 quilómetros, mais reserva, é ideal para entregas no centro da cidade e também oferece um potencial de recuperação muito elevado.

Esta prática vai ao encontro do conceito da DACHSER Emission-Free Delivery, projetado para zero emissões locais e que está programado para ser lançado em Hamburgo já neste outono.