A Dachser passou a disponibilizar em Madrid o seu serviço de distribuição urbana mais sustentável. Depois de no início deste ano a multinacional de logística ter anunciado o início de entregas diárias com um veículo 100% elétrico na cidade do Porto, a iniciativa vai ser replicada agora na capital espanhola.

O projeto – que ganhou um prémio federal de logística urbana sustentável na Alemanha – vai ser, até ao final deste ano, implementado em mais três áreas metropolitanas europeias, tal como, Berlim e Munique (Alemanha) ou Copenhaga (Dinamarca), estando já presente em cidades como Estugarda e Friburgo (Alemanha), Estrasburgo e Paris (França), Oslo (Noruega), Praga (República Checa) e Porto (Portugal).

Esta nova forma de distribuição é assegurada pelo único camião 100 por centro elétrico, a ser produzido em série: o FUSO eCanter. O veículo, que dispõe de uma autonomia de até 120 quilómetros, conta com uma carga útil de 2,7 toneladas e capacidade para 10 paletes.

Recorde-se que este modelo de distribuição se insere no projeto Dachser Emission-Free Delivery, uma iniciativa que tem como objetivo promover entregas sem emissões de gases com efeito de estufa ou outros poluentes atmosféricos, a nível local, promovendo, ainda, a diminuição da poluição sonora nos centros urbanos.