Foi hoje anunciada a intenção da UPS adquirir o Bomi Group, multinacional italiana de logística farmacêutica, sendo que o valor da compra não foi ainda divulgado. Apesar das negociações entre as empresas estarem concluídas, a transação ainda não se encontra fechada e está sujeita à revisão e aprovação regulatória por parte das entidades competentes, o que deverá acontecer até ao final do ano.

A compra do Bomi Group representa um aumento na capacidade de movimentação da empresa, ao acrescentar ao portefólio da UPS Healthcare novas instalações de temperatura controlada em 14 países, e cerca de 3.000 profissionais do Bomi Group na Europa e na América Latina.

Fundado em 1985, o Bomi Group fornece serviços de alto valor agregado para os setores Medtech e Pharma com uma abordagem personalizada. É uma empresa focada na qualidade e dedicada à saúde, tendo construído relacionamentos comerciais sólidos e duradouros com mais de 150 clientes multinacionais por todo o mundo.

Kate Gutmann, EVP e presidente da UPS International, Healthcare and Supply Chain Solutions, notou que “enquanto empresa líder global em logística em saúde, a Bomi aprimora o nosso portfólio de serviços e acelera a nossa jornada para nos tornarmos o fornecedor principal de logística healthcare”.

A porta-voz também apontou que “os funcionários da UPS Healthcare e do Bomi Group compartilham valores semelhantes, e as nossas culturas estão firmemente enraizadas num foco implacável na qualidade. A combinação das nossas duas equipas melhorará significativamente a capacidade dos nossos clientes de saúde, para continuarem a desenvolver e fornecer inovações que salvam vidas”.

A aquisição irá acrescentar mais de 350 veículos com temperatura controlada à rede da divisão de saúde da UPS, proporcionando aos clientes tempos de envio mais rápidos e maior flexibilidade de produção, para os ajudar a atrair novos negócios. A aquisição irá desempenhar um papel fundamental na entrega de tratamentos farmacêuticos e biológicos de próxima geração, que requerem cada vez mais uma logística sensível ao tempo e à temperatura.

“Estamos focados em construir capacidades e serviços logísticos de healthcare que permitam aos nossos clientes fornecer as mais recentes inovações em cuidados de saúde”, disse o Presidente da UPS Healthcare, Wes Wheeler, confessando-se entusiasmado por “combinar o talento, a experiência e as capacidades da Bomi com a UPS Healthcare – juntos, forneceremos soluções inigualáveis aos nossos clientes, apoiados na rede logística inteligente, integrada e global da UPS”.

A aquisição da Bomi faz parte da expansão contínua da UPS Healthcare na sua rede e serviços, para satisfazer a procura crescente: incluindo a Bomi, a UPS Healthcare duplicou a sua pegada global desde 2020. As expansões recentes incluem instalações de logística de healthcare state-of-the-art, recentemente construídas e a abrir em breve na Alemanha e na Austrália, e campus expandidos na Hungria e na Holanda.

Esta estratégia de expansão tem sido acompanhada pelo desenvolvimento de novos produtos e serviços, como o recém-lançado UPS Premier, um serviço tecnológico que pode priorizar e rastrear embarques críticos num raio de três metros da sua localização, em qualquer lugar da rede global da UPS, trazendo capacidades de visibilidade, controlo, fiabilidade e recuperação de produtos para os clientes da UPS Healthcare a nível global.