A Transitex entrou em fase de conclusão do seu novo armazém refrigerado, em Elvas, que ficará concluído a 100% já em fevereiro. Trata-se de um investimento de cerca de 2,4 milhões de euros para reforçar a Plataforma Logística de Elvas, que conta com uma área total de 9.579 m², tendo o armazém frigorífico 2.257 m², dos quais 1.834 m² dedicados a cold storage.

A Transitex avança que este novo espaço de armazenamento pretende servir exportadores do inland de Portugal e região da Extremadura espanhola, bem como para importação. “Devido à presença da Transitex em países exportadores de fruta do hemisfério Sul, é nossa intenção que o armazém atenda as importações vindas da América Latina, destaque para Argentina e Brasil, bem como da África do Sul”, explica fonte da empresa.

Desta forma, a empresa destaca que “são criadas soluções para um processo de importação de fruta mais rápido e competitivo no destino, evitando os custos adicionais associados ao retorno tardio de contentores aos terminais”.

Sobre a oferta aos exportadores ibéricos, a Transitex destaca que “estes novos serviços agregam valor às ofertas já existentes, num serviço integrado que oferece maior competitividade ao cliente”, exemplificando com o caso de transporte e emissão de despacho de exportação.

“Recordo que o armazém já se encontra devidamente certificado como Entreposto Frigorífico Aduaneiro e Fiscal, Armazém de Exportação, Armazém de Exportação Público e Posto de Inspeção Fronteiriço”, reforça ainda a fonte.

Para este serviço foi criada uma equipa dedicada, dividida entre os escritórios de Elvas e de Badajoz, que pretende dar resposta à campanha de citrinos da África do Sul ainda este ano.

“Acreditamos que esta nova oferta vem completar os nossos serviços já existentes e será uma mais-valia para os clientes da Transitex. Trata-se de um investimento que já era planeado há alguns anos e que colocará Elvas na cadeia logística do mercado internacional da fruta. Quando o armazém refrigerado começar a operar, existirá a necessidade de alargar a equipa local, o que deverá ser uma vantagem para a região, especificamente para a cidade de Elvas”, conclui ainda a fonte.

Recorde-se que Elvas está a receber grandes investimentos ferroviários, incluídos no programa Ferrovia 2020, sendo um dos principais pontos envolvidos. Por um lado, o investimento feito na ligação entre Évora e Elvas, e por outro entre Sines e Elvas, diminuindo significativamente o tempo de percurso até Espanha. Esta ligação irá reforçar a conexão ferroviária entre os portos e as zonas industriais e urbanas localizadas no Sul de Portugal, interligando tanto a Espanha quanto ao resto da Europa.