Face à notícia publicada no final do mês de Outubro relativamente à parceria entre a Volkswagen Autoeuropa e a fábrica da Seat para o transporte de automóveis, são agora conhecidos os envolvidos no processo, através de uma reportagem do Público. Através de uma sinergia com a espanhola Renfe e a portuguesa Takargo, a Barraqueiro é a responsável pelo transporte de viaturas entre Martorell e o Porto de Setúbal.

O transporte será feito por via ferroviária, com 16 vagões de duplo piso, que carregam 184 automóveis em cada sentido. De Setúbal partirão viaturas da Volkswagen para Espanha, e receberá veículos da SEAT, vindos da fábrica de Martorell, e numa fase inicial apenas uma vez por semana.

De acordo com a fonte, em Portugal os vagões serão fornecidos pelo grupo Barraqueiro, através da empresa RodoCargo, e serão rebocados por uma locomotiva diesel da Takargo até à fronteira de Espanha, pois esta não conta com material eléctrico na sua frota.

Em Espanha, a operação será liderada pela Pecovasa Renfe Marcancías, uma unidade especializada da Renfe para automóveis. Também entre a fronteira e Salamanca o transporte será feito com material diesel, pois não há uma linha electrificada entre estes destinos.

Esta sinergia entre as empresas tem um potencial descarbonizador, visto que cada comboio retira 23 camiões das estradas, o equivalente a 27 toneladas de CO2 por cada jornada, menos 80% de emissões do que por via rodoviária. Esta é a segunda envolvência da Barraqueiro no âmbito logístico, tendo a primeira ocorrido no transporte de viaturas desde a Autoeuropa até ao Porto de Setúbal, numa parceria com a Rodocargo.

O primeiro transporte ocorreu no passado dia 10 de Novembro, tendo o Porto de Setúbal recebido 184 viaturas da SEAT.