A Volkswagen Autoeuropa prossegue no objetivo de diminuição da pegada ecológica das suas operações, nomeadamente ao nível do transporte, apostando cada vez mais na ferrovia. Vem aí um novo serviço de transporte, que é também uma parceria ibérica.

Depois do recente anúncio da aposta em vagões de duplo andar para o transporte de viaturas por ferrovia, desde a unidade de Palmela até ao terminal Ro-Ro do Porto de Setúbal, a fabricante automóvel prepara-se para mais um passo importante na descarbonização, que assenta numa lógica colaborativa.

“Vamos iniciar, em parceria com a Seat em Barcelona, um novo serviço ferroviário para o transporte de veículos”, avançou Rui Baptista. Isto significa que a partir de 10 de novembro e com periodicidade semanal há um comboio que passa a transportar 184 veículos de Setúbal para Barcelona. No regresso, esse mesmo comboio traz até Setúbal 184 viaturas da Seat que têm como destino o mercado português.

Dos 20% da produção da VW Autoeuropa que não saem por Setúbal, 0,5% ficam em Portugal e os restantes 19,5% seguem para Espanha, sul de França e Áustria por rodovia. Seguem, não, seguiam, porque a partir de 10 de Novembro o fabricante automóvel inaugura esta parceria ibérica, inédita em termos de transporte. Refira-se que, por comparação com o modo rodoviário, o recurso ao comboio permite uma redução de 80% das emissões de CO2 para a atmosfera.

O anúncio foi feito pelo responsável da VW Autoeuropa durante o painel-debate em que participou no congresso da APAT, onde se debateu o tema “Resiliência da Cadeia Logística”.