“A previsão do volume de negócios para 2021 é de 41 milhões de euros. Um crescimento 100% acima da facturação registada em 2020, com 20,5 milhões. Já 2020, por sua vez, mais do que duplicou o negócio do ano da entrada, em 2019, que fechou com 8,6 milhões de euros”, diz Bruno Oliveira, da OneShop, que representa a Ford Trucks em Portugal e que inaugurou em Meirinhas, Pombal, o novo complexo da empresa para a região centro.

A facturação espelha o que tem vindo a acontecer com a quota do fabricante no nosso país, que no fim do ano deverá ter 350 veículos em circulação (em veículos com mais de 16 toneladas), o que segundo a marca representa uma quota de mercado de 5%, muito acima das expectativas da marca, tendo em conta o contexto económico. Para 2022, o objectivo é continuar a crescer e atingir uma quota de mercado de 6%. O crescimento alcançado no mercado português é mais notável por se tratar de um mercado maduro e onde seria normal que a adesão a uma marca nova fosse mais demorada.

De realçar que a Ford Trucks e a OneShop têm investido fortemente na criação de uma rede comercial e de assistência pós-venda, contando já com seis instalações, o que lhes assegura a cobertura das principais regiões do País.

As novas instalações em Meirinhas, Pombal, inauguradas no passado sábado, compreendem uma área coberta de mais de 1500 metros quadrados, divididos em três pisos, com espaços dedicados às oficinas, exposição de viaturas, serviços administrativos e comerciais, e uma área descoberta de 8.400 metros quadrados. Este novo espaço junta-se assim às cinco instalações já em operação: Alverca, Albergaria-a-Velha, Loulé, Vilar do Pinheiro e Viseu.

“O ano de 2021 é um marco importante na consolidação do nosso negócio em Portugal, com a abertura das instalações em Meirinhas, num investimento que ultrapassou os cinco milhões de euros”, salientou na ocasião Bruno Oliveira.

Em paralelo com a expansão da rede comercial, a Ford Trucks aposta na ampliação e reforço de valências pós-venda, para clientes nacionais, com destaque para a rede de assistência, presente em toda Europa, acessível através de um serviço de apoio ao cliente 24 horas.

Durante a pandemia a Ford Trucks e a sua rede de concessionários conseguiram manter os níveis de assistência, disponibilizando peças de fábrica num curto espaço de tempo e assistência pós-venda a tempo inteiro.