A Volkswagen Autoeuropa reforçou o transporte de viaturas por ferrovia para o Terminal Ro-Ro do Porto de Setúbal, apostando em vagões de duplo andar. Com esta alteração duplica a capacidade relativamente aos comboios anteriores, passando cada comboio a carregar 265 viaturas.

O transporte de carga por ferrovia para o porto, reactivada em Setembro de 2019, continua a ser uma parceria logística entre a divisão de operações logísticas Volkswagen Konzernlogistik e a Rodo Cargo. Com a nova solução adoptada reforça-se a descarbonização do transporte de mercadorias de e para o Porto de Setúbal, com diminuições substanciais da utilização do transporte rodoviário, bem como o número de comboios necessário para suprir as entregas de viaturas para exportação no terminal portuário.

Por sua vez, o Porto de Setúbal beneficia deste aporte de sustentabilidade ambiental, em linha com a sua estratégia de diminuir a dependência de combustíveis fósseis para a sua actividade, mas igualmente por via do aumento de capacidade de cada comboio e de uma menor pressão sobre o número de manobras necessárias para as movimentações das composições que diariamente entram e saem dos terminais portuários.

Recorde-se que o Porto de Setúbal ocupa a 2.ª posição nacional na carga movimentada por ferrovia, com 27% do total da carga movimentada anualmente.