A Medway voltou a apresentar o projecto do terminal ferroviário de Lousado, noticiado anteriormente, que tem agora ordem para avançar.

O projecto, que conta com um aumento significativo do investimento previsto, passando de 35 milhões de euros para 63 milhões, foi apresentado em 2019, mas ficou parado devido à pandemia, tendo sido o projecto entretanto reformulado e alargado. Já obtida a aprovação da Agência Portuguesa do Ambiente e da Câmara Municipal de Famalicão, a Medway pode avançar com as obras no início do quarto trimestre.

O terminal, que deve entrar em funcionamento no final de 2022 ou início de 2023, ocupará uma área de 22 hectares, com capacidade para movimentar 500 mil TEU ao ano. Terá uma área de 220 mil metros quadrados e deverá movimentar seis comboios por dia, com quatro linhas de 750 metros, e cerca de meio milhão de contentores por ano. O parque tem um espaço de 11 mil TEU, incluindo refrigerados, bem como zona de mercadorias perigosas, espaços de armazenagem e de serviços logísticos, parque seguro para camiões e oficinas.

Carlos Vasconcelos, presidente da Medway, à Fama – Rádio e Televisão de Famalicão, refere que trarão o porto marítimo para Famalicão e “quem exporta (…), para colocar as suas mercadorias no porto, não tem de percorrer os quilómetros todos de Famalicão até Leixões ou até Sines, basta deslocar-se até Lousado que, a partir daí, o comboio encarrega-se de fazer o resto”, acrescentando ainda os benefícios do projecto, “uma maior proximidade, baixa os custos ao exportador e ao importador na medida em que a distância a percorrer é menor”.

Por sua vez, Paulo Cunha, presidente da Câmara de Famalicão, confessa que “será um projecto muito importante para Famalicão (…) porque é um projecto indutor de desenvolvimento, e que vai ser uma forma de cativar empresas que venham para aquela região, que tem um potencial de crescimento ainda muito grande”.