Um ano após a criação dos clubes de fornecedores da Autoeuropa e da PSA, foram aprovados os 10 primeiros projectos de empresas que irão integrar estes clubes. Em causa está um investimento de 28 milhões de euros, segundo avançou  fonte oficial do Ministério da Economia ao ECO.

Os clubes de fornecedores foram criados em 2017 para aumentar a participação de Pequenas e Médias Empresas (PME) nacionais e Entidades não Empresariais do Sistema de I&I (ENESII), em que se agregam sobretudo PME’s em torno de uma empresa âncora para ganhar escala em actividades que tenham procura internacional dinâmica, empreguem recursos humanos qualificados e permitam a Portugal posicionar-se nas respectivas cadeias de valor internacionais.

Como noticiámos anteriormente, o primeiro clube foi criado nesse mesmo ano com a Bosch Car Multimédia, que envolve hoje 24 empresas e cinco entidades não empresariais, e, após um ano, surgiram a Volkswagen Autoeuropa e a Peugeot Citröen (PSA). É no âmbito destas duas empresas que foi aprovado o primeiro conjunto de criação de clubes de fornecedores.

Os concursos deveriam ter sido encerrados a 30 de Junho, mas o prazo acabou por ser prorrogado até 31 de Outubro, e das 33 empresas e 11 entidades não empresariais que reuniam os requisitos para fazer parte destes clubes, foram seleccionados 10 projectos que têm subjacentes consórcios que integram 36 copromotores.

João Neves, Secretário de Estado Adjunto e da Economia, refere que “esta iniciativa tem um papel central no aumento da competitividade das PME portuguesas, nomeadamente na aposta em I&D e na inclusão de PME em grandes cadeias de valor internacionais”, acrescentando que “a aprovação do primeiro conjunto de empresas fornecedoras das últimas duas empresas nucleares vai permitir o desenvolvimento de novas tecnologias e inovação na produção e ainda aumentar a produtividade, a internacionalização e a captação de novos clientes para o tecido empresarial português”.

A concurso estavam 56,4 milhões de euros que eram disputados por 33 empresas e 11 entidades não empresariais que reuniam os requisitos para fazer parte destes clubes, mas algumas terão desistido porque, fonte oficial da economia especifica que “a dotação alocada à presente iniciativa – 56,4 milhões de euros – permite apoiar todos os 27 projectos de empresas fornecedoras apresentados”.

Os 10 projectos que foram agora seleccionados vão receber um incentivo de 18 milhões de euros, “são projectos de investigação e desenvolvimento centrados no sector automóvel, trazendo novas e mais avançadas formas de produção e modelos funcionais dos veículos automóveis”, explica a fonte oficial do Ministério da Economia ao ECO.

As candidaturas das empresas para integrar a lista de fornecedores foram entregues em Março de 2019, e as PME escolhidas no Verão, mas os concursos no âmbito do Sistema de Incentivos, só foram lançados a 27 de Janeiro. Como noticiamos na altura, a demora no lançamento dos concursos levou, à desistência por parte de algumas empresas, da lista de fornecedores. Os concursos fecharam a 30 de Junho e as primeiras decisões foram anunciadas esta sexta-feira.

Segundo a fonte oficial, ainda há candidaturas para aprovar e, até ao final do ano, não está previsto o lançamento de outros avisos para a selecção de empresas nucleares.