Foram formalmente criados os Clubes de Fornecedores da Autoeuropa e da PSA. Contudo, alguns meses depois, as empresas que iriam integrar esta lista, permanecem sem apoios do programa Portugal 2020 e até já há desistências por parte de algumas, de acordo com o ECO.

As candidaturas para integrar a lista de fornecedores foram entregues em Março de 2019, embora os novos clubes tenham sido criados no Verão. O ano de 2019 terminou e o concurso não foi lançado, no âmbito do Sistema de Incentivos, que vai incluir uma dotação específica para apoiar estas empresas.

A demora na concretização dos apoios de fundos comunitários, que estava prevista para Junho ou Julho de 2019, fez com que empresas desistissem de integrar estes clubes.

Desta forma, o concurso será então lançado até ao final do primeiro trimestre de 2020, segundo fonte oficial do Ministério da Coesão Territorial afirmou ao ECO.

As empresas nucleares, em torno das quais vão ser formados os clubes de fornecedores (Autoeuropa e PSA), já estão eleitas desde 2018, no âmbito de um concurso lançado em Agosto desse ano.

Era expectável que o concurso para o qual as empresas se poderão candidatar fosse lançado na primeira semana de Dezembro, mas essa possibilidade não se concretizou. As empresas nucleares já fizeram chegar ao Governo a sua preocupação pela demora no processo.