A cidade de Koprivnica, na Croácia, e a Agência Imobiliária Federal Austríaca são os vencedores dos prémios Procura+ 2020, na categoria de Innovation Procurement of the Year e Outstanding Innovation Procurement in ICT, respectivamente.

O reconhecimento foi atribuído no início de Outubro, numa cerimónia integrada na Conferência Digital Environmental Considerations in Public Procurement in Europe, dinamizada pelo Ministério Federal Alemão do Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear e pela Agência Alemã do Ambiente.

A parceria de inovação estabelecida para a reconstrução extensiva de Koprivnica foi o projecto que permitiu à cidade croata alcançar a distinção. Trata-se da primeira parceria deste tipo no país e, através do envolvimento de vários stakeholders do mercado, permitiu reconstruir um jardim de infância. Ainda na categoria de Innovation Procurement of the Year, o segundo classificado foi a cidade de Malmö, que desenvolveu um processo de aquisição inovador e ético, na área das TIC.

Por sua vez, a Agência Imobiliária Federal Austríaca recebeu o prémio Outstanding Innovation Procurement in ICT graças à utilização inovadora de software de gestão imobiliária sustentável, apoiada por uma parceria de inovação. Em segundo lugar, o projecto FABULOS destacou-se pela contratação pré-comercial trans-europeia de serviços automatizados de transporte público.

Vale a pena recordar que entre os finalistas deste ano, Portugal esteve representado na categoria “Sustainable Procurement”, com um projecto da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Os Prémios Procura+ são parcialmente financiados pelo projecto da Comissão Europeia Procure2Innovate (P2i) e procuram melhorar o apoio institucional às entidades públicas, aquando da aquisição de tecnologias de informação e comunicação noutros sectores que implementam as compras públicas de inovação.

A Agência Nacional de Inovação (ANI) integra o P2i através de um consórcio de 19 parceiros de vários países europeus, que ambiciona estimular a inovação através dos processos de compra pública.