Já foram conhecidos os finalistas aos Prémios Procura+ Awards 2020 para as categorias “Innovation Procurement”, “Outstanding Innovation Procurement in ICT”, “Procurement Initiative of the Year” e “Sustainable Procurement”. Um dos finalistas desta última categoria é um projecto português da Câmara Municipal de Torres Vedras.

O projecto apresentado pelo município de Torres Vedras aos Prémios Procura+ distingue-se por propor uma abordagem única e ambiciosa no fornecimento de refeições saudáveis e frescas para as escolas da região. Ao licitar um serviço de catering para as cantinas, Torres Vedras queria incentivar as cantinas a oferecerem refeições que respeitassem as tradições alimentares locais e que fossem tão frescas e sazonais quanto possível. Ao dividir o concurso em muitos lotes menores, o desperdício de embalagens para produtos a granel foi eliminado e os pequenos agricultores foram incentivados a inscrever-se e foram também incluídos no concurso lotes específicos para produtos biológicos. Esta abordagem está inserida no programa de alimentação escolar saudável de Torres Vedras, que também inclui actividades educacionais para crianças em idade escolar, como hortas escolares, visitas a propriedades agrícolas e programas desportivos.

Os Procura+ Awards reconhecem sistemas de compras públicas já implementadas, que se distinguem pela inovação e sustentabilidade e que resultam em melhorias significativas em bens e serviços públicos, processos e infra-estruturas.

Os prémios são cofinanciados pelo Procure2Innovate, projecto financiado pela Comissão Europeia que tem como objectivo estratégico a construção de uma rede sólida de centros de competências que facilitem a partilha de conhecimento e de experiências.