O estado de emergência fez disparar a procura dos consumidores por entregas online, o que levou a uma sobrecarga do sistema de entregas dos retalhistas. A Uber viu a oportunidade de acrescentar valor ao seu modelo de negócio e está a desenvolver o Uber Drop-Off, uma nova solução B2B que já se encontra a ser testada em Portugal e visa auxiliar os retalhistas e as empresas de bens de consumo a terem entregas eficazes com a comunidade de motoristas que viaja com a Uber.

Segundo a empresa, este serviço não irá ser requisitado pelo cliente final, ou seja, não vai ser um serviço de Personal Shopper em que o motorista fará as compras e as entregará em casa do cliente, mas sim um serviço requisitado pelo retalhista para que este faça a entrega em casa dos clientes.

“A partir de agora, abrimos a nossa aplicação para ajudar grandes retalhistas e pequenos comerciantes a entregar os seus produtos em casa dos Portugueses, assim como ajudar os motoristas e parceiros a ultrapassar esta fase que o país atravessa”, comenta o director-geral da Uber em Portugal, Manuel Pina.

No comunicado pode ainda ler-se que “este produto está a ser desenvolvido em Portugal para ajudar a escala e a capacidade logística de retalhistas e empresas de bens de consumo a terem entregas com a comunidade de motoristas que viaja com a Uber em Portugal”.

A Uber Eats também está a trabalhar para que os utilizadores possam ter acesso a produtos de conveniência brevemente através desta aplicação.