Como resultado da integração da espanhola Tourline Express na CTT Expresso, a empresa portuguesa reforça a aposta no mercado espanhol com uma nova empresa e estratégia para renovar o negócio de correio expresso e encomendas, a CTT Express. O investimento de 12 milhões que está a fazer procura que tenha um retorno até 2021, quando espera passar aos lucros, e em quatro anos liderar o mercado transfronteiriço deste sector.

Em três anos, os CTT esperam que a Express cresça 70% em volume de receitas e encomendas. João Bento, CEO dos CTT, comenta que para além de reforçar os CTT Express em Espanha ou comprar uma empresa, consideraram como possibilidade “ter uma oferta ibérica com um parceiro espanhol. Mas queremos capturar este crescimento [do comércio electrónico] que está a acontecer na Península Ibérica”.

De modo a atingir os seus objectivos, os CTT estão a investir em novas instalações, equipamento e inteligência artificial para dar maior capacidade à operação logística. Segundo explica João Bento, o mercado B2B em Espanha está estável há 20 anos, e o B2C em crescimento (20% nos últimos cinco anos), e que envolve a recolha de encomendas e a distribuição “por dezenas ou centenas de sítios no mesmo dia”. “É preciso tecnologia, optimização na gestão de frotas e muita sofisticação técnica”, comenta.

O representante português revela que detêm agora 3% do mercado expresso espanhol, “que é oito vezes maior do que o de Portugal”, e avança que “há dois outros mercados que estamos a endereçar: o expresso em Portugal, onde lideramos, e o expresso transfronteiriço. Achamos que aí já estamos bem posicionados e esperamos poder ser em breve líderes de mercado”.

Após a entrada da Correos Express em Portugal, no ano passado, os CTT passaram a estudar novas formas de resposta para o transporte transfronteiriço, como por exemplo a compra da Envialia, como forma de suporte da Tourline.

Manuel Molins, CEO da CTT Express, explica que a estratégia passa por envolver a rede de 250 franqueados num “modelo de gestão comercial muito mais eficiente do que estavam a usar até agora”. Segundo o responsável dos CTT Express, pretendem “ganhar a confiança dos emissores demonstrando-lhes que temos uma rede de distribuição, com investimento em novas tecnologias, suficientemente avançadas, para garantir uma qualidade de serviço estável, uniforme, em 24 horas, a nível ibérico”.

Apesar da previsão de crescimento da economia espanhola ser de apenas 1,6%, Manuel Molins não se mostra preocupado, pois considera que “o e-commerce está mais relacionado com a mudança de comportamento de compra, e aqui estamos a falar de crescimentos entre 15% e 20%”.

“Acreditamos que vamos continuar a ter crescimentos desta grandeza”, conclui o responsável.