De forma a responder a uma melhor eficiência e produtividade em ambientes frios, a Toyota lançou uma nova oferta energética para operações a baixas temperaturas. As operações em frio geralmente têm tendência a baixar a eficiência, mas com a nova solução de iões de lítio da Toyota, li-ion, desenvolvida no ano passado é possível minimizar os tempos de inactividade.

A utilização das soluções de iões de lítio traz benefícios ao nível do consumo energético e da segurança, em especial em operações de frio. A li-ion é uma alternativa às tradicionais baterias de chumbo-ácido e traz uma perda energética mínima, tendo ainda a capacidade de carregar a bateria nas áreas de temperatura controlada, o que resulta em menos erros devido à condensação por necessidade de retirar os equipamentos do local.

Ana Paula Soares, directora de marketing e comunicação na Toyota Caetano Portugal, revela que “estamos felizes em expandir a nossa oferta de soluções lean para ambientes frios. A nossa solução de energia com baterias de iões de lítio para operações de baixa temperatura ajudará muitos clientes a manusear produtos como frutas, lacticínios, peixe e produtos farmacêuticos, de forma mais eficiente”.

A aposta em tecnologias inteligentes como o li-ion ou o I_Site – lançado no ano passado – vêm proporcionar melhorias a nível de eficiência operacional.

“A prevenção do desperdício é um princípio fundamental na filosofia de pensamento lean da Toyota. A tecnologia de baterias de iões de lítio é um excelente exemplo de como a redução de custos pode ser alcançada. Especialmente em armazenamento frio: sem manutenção, desempenho máximo da bateria, carregamento rápido de oportunidade, sem sair da zona refrigerada. A solução base de bateria de iões de lítio funciona eficientemente em áreas refrigeradas (até 0ºC) e por um tempo limitado em câmaras frigoríficas (até -30ºC). A solução com aquecedor de bateria torna possível o carregamento e o trabalho por períodos mais longos em temperaturas até -30°C, atendendo a todos os requisitos do cliente”, conclui a empresa em comunicado.