Nos dias 6 e 7 de Maio, perto de 30 oradores irão partilhar as suas opiniões, casos e experiências na SCM Conference, no Auditório Jerónimo Martins, no novo Campus da Nova SBE, em Carcavelos. E sobre quê? Todas as mudanças e transformações em curso e como podemos, ou devemos, “Repensar a supply chain”.

O primeiro dia começa à tarde – 17:00H – e tem um foco muito claro no pensamento estratégico que comanda não apenas quem está na supply chain mas sobretudo quem lidera as empresas, porque, definitivamente, isso pode fazer toda a diferença no êxito ou fracasso das mesmas.

Será Luis Solís, professor de operações e Supply Chain Management e director do “Advanced Learning Innovation Program”, a dar o pontapé de saída. “Gerir a evolução da próxima geração de cadeias de abastecimento” é o tema da sua intervenção, que vai focar-se nos drivers da transformação digital da supply chain: mitos e realidade; Mentalidade de gestão: analógico vs. digital; Alterar a complexidade: realinhamento operacional de vários processos; O que sabemos e podemos aprender com os “early adopters”.

Mas toda esta revolução que a indústria 4.0 está a empurrar para o supply chain management vai muito para lá da tecnologia e o êxito, ou o malogro, dependerá em grande parte da forma como a administração das empresas entende e orquestra a evolução organizacional da sua empresa e como caminha desde a cadeia de abastecimento analógica para a digital. E depois da intervenção de Luís Ferreira, Professor da Universidade de Coimbra, será muito esta a tónica da conversa que o mesmo vai conduzir na mesa redonda em que participam Jorge Fesch, chairman & CEO da Sakthi; Ricardo Bastos, Administrador da CUF Serviços, Compras e Logística José de Mello Saúde; Rui Miguel Nabeiro, Administrador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés e Felicidade Ferreira, Country Manager Portugal da Primavera Business Software Solutions.

O primeiro dia termina por volta das 19:30H com um cocktail que irá certamente contribuir para estimular um clima de proximidade, cumplicidade e confiança entre todos até porque o dia 7 configura-se promissor e cheio.

No segundo dia, nem a montanha vai a Maomé, nem Maomé vai à montanha. Quem vem à SCM Conference é Nuno Fontes e esperamos que não tenham medo de alturas nem vertigens, pois o destino vai ser “O teu Evereste”. Todos sonham. Quase todos sabem. Muitos tentam. Mas apenas alguns conseguem. Porque será? Nuno Fontes, ao longo de 30 minutos, vai explicar como pessoas comuns conseguem alcançar metas extraordinárias, na vida, no trabalho e no desporto.

Não menos extraordinária vai ser a mesa redonda dedicada à “Estratégia e Operações na Supply Chain” e que vai juntar à conversa Pedro Miguel Silva, Associate Partner for Strategy & Operations da Deloitte; Filipe Santos, Field Force, Logistics and Handset Management Director da NOS; Maria Joana, Head of Supply Chain da TAP Air Portugal; Ana Esteves, Head of Supply Chain da Salsa e Tiago Figueirôa, Director de Logistica & Supply da FNAC.

Depois do coffee break tem início o painel dedicado à “Estratégia e Tecnologia” com Pedro Santos, Co-founder & COO da HUUB a abordar o tema “LaaS – Logistics as a Service”.

E, sem perder tempo, os senhores que se seguem são Rogério Silva, Executive Board Member da Frulact e Manuel Castro, Director da CMG Consultores que, numa apresentação conjunta vão falar sobre o método de gestão da produção e compras demand driven material requirements planning (DDMRP) e a experiência prática da Frulact. Vai ficar a saber como é que em 5 meses foi possível aplicar o método em 5 fábricas e alcançar os objectivos que no início pareciam utópicos.

Com o ritmo da disrupção digital a aumentar, as organizações estão a ser forçadas a reinventar-se, pelo que a Supply Chain deixou de ser um mero centro de custos para se transformar numa vantagem competitiva. Através de várias tecnologias digitais que lhe permitem fomentar a conectividade, melhorar a gestão e exploração dos dados e automatizar tarefas inteligentemente, as organizações estão à procura de optimizar as operações em qualquer fase da Supply Chain. Mas estarão as organizações a conseguir atingir a escalabilidade prática das suas iniciativas? E que tecnologias digitais são mais adequadas a cada etapa? É isso mesmo que pode ficar a saber aquando da intervenção de Francisco Rocha, Service Delivery Senior Manager da Capgemini Portugal.

A tarde do dia 7 é dedicada ao futuro, o tal que é já ali à frente. Será Raffaele Carpi, Partner e Leader da McKinsey European Manufacturing & Supply Chain Practice a introduzir o tema e a desafiar Bhupendar Singh, Head of Supply Chain and Process Innovation da Samsung Electronics; Pedro Lopes, Head of Supply Chain Finance & Logistics da Unilever; Dinora Guerreiro, Supply Chain & Transports Manager da VW Autoeuropa e Ana Leandro, Logistics & Supply Chain Director da Auchan Retail para uma viagem ao futuro próximo das suas operações e à evolução em curso nas suas supply chains.

Entramos na recta final desta grande conferência e, para isso, nada melhor do que falar de pessoas e de quem as gere. “Uma abordagem diferente à Liderança” é a proposta de Costa Faria, Professor & Senior Consultant. No seu entender, só uma cultura forte, valores inegociáveis e liderança pujante podem proporcionar equipas vencedoras. As lições da equipa desportiva mais bem sucedida do mundo é o que pode ficar a conhecer ao ouvir Costa Faria.

Supply Chain, Pessoas e Novos Desafios é o tema genérico do painel que encerra o evento. Em palco vão estar Nuno Amaral Bastos, Director de Logística do Grupo Os Mosqueteiros; Ricardo Ribeiro, Developing Supply Chain & Logistics da IKEA e Patrícia Roxo, Corporate Purchasing Manager na The Navigator Company num formato inovador e que vai depender muito do envolvimento e colaboração de quem está na assistência. 3 profissionais, de 3 áreas e sectores distintos vão estar à conversa, sem filtros e sem moderadores; 3 pessoas com distintas carreiras, que se juntam para uma troca de ideias, de experiências e de questões, numa conversa que irá certamente contribuir para dar um boost de confiança, positivismo e encerrar com chave de ouro a segunda edição da SCM Conference.

+INFO e INSCRIÇÕES: https://www.supplychainmagazine.pt/scmconference2019/

Share This

Partilhar este artigo