O grupo detentor da Zara, Inditex, está a investir 1.700 milhões de euros na reestruturação de toda a logística associada às suas marcas. Em causa está o reforço da sua capacidade logística, construção de novos hubs e centros logísticos pela Europa e ainda a passagem de todas as marcas do grupo para o online.

Em Espanha, a Inditex tem a funcionar 10 centros logísticos para suportar as 7.500 lojas das marcas do grupo por todo o mundo, fazendo entregas duas vezes por semana. O principal hub do grupo situa-se em Arteixo, na Corunha, onde está também a sede da multinacional, tendo ainda um em Narón, três na região de Barcelona, um em Guadalajara, um em Alicante, outro em Madrid, um em Saragoça e ainda um que se encontra a ser ampliado em León.

Recentemente, a empresa construiu um hub logístico de 120 mil metros quadrados em Laracha, em que investiu 57 milhões de euros, encontra-se a construir um armazém de 34 mil metros quadrados em Alicante e tem ainda a intenção de criar um armazém para a Tempe na zona de Valência, ao lado do que virá a ser o maior centro logístico da Mercadona após o término das obras

Em Lelystad, na Holanda, está a ser construída uma conexão logística para dar suporte aos centros espanhóis, com a vantagem de estar próxima ao aeroporto de Schipol, em Amesterdão, pretendendo aproveitar a maior infra-estrutura de carga aérea da Europa para acelerar as suas entregas na Europa Central e na Ásia.

Também a crescente adesão às plataformas online e o aumento das receitas através do comércio electrónico despertou para o grupo galego a necessidade de investir neste modelo de negócio e disponibilizar a oferta de todas as suas marcas num suporte digital, tornando-se mais facilmente acessível por todos os seus consumidores, um objectivo previsto para alcançar até 2020.

De acordo com o grupo, os investimentos feitos não são apenas destinados ao aumento da capacidade logística, mas também a incorporar as mais recentes inovações no domínio da digitalização, grande parte desenvolvido internamente, de modo a poderem “aumentar a eficiência na gestão dos tempos de envio e duplicar a velocidade de transporte, armazenamento e recolha da mercadoria”.

Com lojas em 96 países, através do online a marca já chega a 202 mercados, apenas com a plataforma de vendas online da Zara.