Num estudo feito por especialistas da MSearch, Market Trends 2018, que envolveu mais de 4.000 entrevistas com candidatos e reuniões com clientes realizadas entre Janeiro e metade de Março do corrente ano, concluiu-se, entre outros resultados, que as empresas do sector industrial e logístico são das mais carenciadas de especialistas.

No caso do sector industrial, em Portugal, esta área encontra-se a contratar profissionais especializados nas áreas de automação, robótica, electricidade, AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) e ainda gestão de projectos a nível de processos. As empresas fornecedoras de peças e serviços para a indústria automóvel estão entre as mais necessitadas de especialistas, números que têm vindo a crescer mais acentuadamente.

A área industrial representa cerca de 56% dos processos de recrutamento, sendo que os cargos mais necessários são os relativos à qualidade e manutenção, que representam 40% do recrutamento, estando as restantes funções repartidas entre Técnicos de Automação, representando 25%, Responsáveis de Melhoria Contínua, com 14%, Supervisores de Produção, com 13% e Engenheiros de Processo, representando a menor fatia, 8%.

Já no caso da logística e da distribuição, verifica-se uma maior apreciação da experiência operacional de armazenagem, transitários e de operadores de logística integrada. Nesta área procuram-se ainda profissionais com capacidade de trabalho, disponibilidade extra-laboral, pro-actividade e antecipação.

Nesta área cerca de 60% das solicitações são relativas ao cliente final, e os restantes 40% com operadores logísticos. Responsáveis de Processos Logísticos são os mais procurados, com cerca de 45% dos processos de recrutamento, seguidos de Responsáveis de Armazém, com 35% e Gestores de Tráfego, com os restantes 20%.

Poderá consultar o estudo completo aqui: Market Trends 2018 – Msearch_vf