O Corporate IT Hub Portugal da Dachser é um marco importante para a ambição de ser o fornecedor logístico mais integrado do mundo. Isso mesmo foi sublinhado pelo Chief Development Officer (CDO), Stefan Hohm, esta segunda-feira, 20 de outubro, na inauguração oficial do centro de inovação localizado no Porto.
Com 750 metros quadrados no segundo piso do edifício ICON Douro, agrega atualmente 67 colaboradores, pretendendo chegar aos 90 até final do ano, ao abrigo de uma estratégia que fará a equipa crescer até às 120 pessoas.
Este é o segundo maior centro digital da empresa a nível mundial, depois do de Kempten, na Alemanha. França, Hong Kong e Estados Unidos são outras das localizações, a que se juntará em breve Espanha. Quer aqui, quer em França, o hub é o desenvolvimento natural de empresas adquiridas pela Dachser há uns anos, enquanto no Porto o centro foi criado de raiz. E, como destacou o CDO, enquadra-se numa nova estratégia: “Estamos a criar corporate IT hubs independentes da localização”, afirmou, sustentando que esta visão decorre de uma cultura de colaboração, em que o fundamental é que as equipas estejam conectadas e a informação seja fluida, e não tanto quem produz o quê.
“Estamos a mudar o modo como produzimos software, como trabalhamos o negócio e a digitalização em paralelo. A única forma é criar aplicações úteis e esta é a natureza da corporate IT”, destacou.
Sobre a localização no Porto, Stefan Hohm afirmou que foi uma escolha estratégica, desde logo pela proximidade ao aeroporto, mas também pelo acesso ao talento proporcionando por universidades que fomentam o desenvolvimento de competências tecnológicas, bem como um ambiente em que a língua inglesa é transversal.
Não é apenas o facto de este centro ter sido criado de raiz que o diferencia. Também a sua liderança introduz uma mudança de cultura: contrariando a regra de escolher responsáveis com um forte perfil tecnológico, em janeiro foi nomeada Isabel Monteiro, até então Team Leader Communications, Promotion & PR Iberia.
Foi o próprio CDO que enfatizou o novo conceito, para sublinhar que o mais importante era a pessoa escolhida “ser Dachser”, pelo que Isabel Monteiro, há mais de uma década a “fazer parte da equipa”, se revelou “a escolha certa”.
O espírito de equipa foi, aliás, enfatizado pela anfitriã, nas palavras com que abriu o evento, ao comentar como, desde novembro de 2024 – quando o hub começou a funcionar – pessoas que não se conheciam passaram a ser família. “É algo importante para nós e aconteceu num espaço de tempo muito curto”, comentou.
Presente ainda no evento a responsável pela Invest Porto, Susana Pinto, que apoiou a Dachser na instalação. E que reafirmou o compromisso do braço económico da autarquia com a “jornada de investimento” da empresa na cidade, atendendo aos contributos inerentes à sua presença: para tornar o Porto um dos centros tecnológicos da Europa, para reforçar o ecossistema de inovação e para a economia da cidade.
Em Portugal desde 1999, a Dachser opera atualmente com cerca de 200 pessoas no país. A nível global, são mais de 37 mil, 800 das quais na sede, em Kempten, onde a empresa nasceu em 1930.