A Dachser acaba de estender ao centro de Barcelona o conceito Emission-Free Delivery, que consiste na utilização de veículos 100% elétricos e bicicletas de carga. O projeto chegará a 25 cidades europeias até final do ano, entre elas o Porto.

Em comunicado, a empresa sustenta que esta iniciativa reforça o seu compromisso com a proteção climática e a otimização da última milha através de soluções logísticas sem emissões.

Lançada em 2018 na cidade alemã de Estugarda, permite a entrega de mercadorias em áreas urbanas definidas exclusivamente com veículos elétricos livres de emissões poluentes e gases de efeito estufa a nível local, além de reduzir significativamente a poluição sonora.

Em Barcelona, a Dachser opera com dois camiões elétricos de 7,5 toneladas e duas bicicletas elétricas de carga. Com autonomia de até 240 quilómetros e capacidade para 14 paletes, os camiões permitem transportar mercadorias de grande volume sem emissões. Para garantir a eficiência operacional, foram habilitadas duas estações de recarga.

A propósito, o Branch Manager da Dachser Barcelona South & Tarragona, Joan Boix, afirma, em comunicado, que, para a empresa, é fundamental apoiar a transição para uma cadeia de abastecimento mais ecológica. “A procura por soluções de transporte limpo e sem emissões na última milha cresce entre os nossos clientes e no mercado. Com este projeto, culminamos dois anos de trabalho, passando de colaborações com fornecedores especializados em triciclos no centro histórico de Barcelona para a implementação de veículos elétricos que permitem cobrir toda a distribuição nos códigos postais atribuídos sem emissões. Estes veículos abastecem hubs urbanos, garantindo operações 100% livres de emissões e reforçando o nosso compromisso com a inovação e a eficiência na logística urbana”, enquadra.