O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, afirmou que, a partir de março de 2026, os veículos pesados de mercadorias deixarão de pagar portagem na Circular Regional Exterior do Porto (CREP, autoestrada A41), à hora de ponta, pode ler-se no Jornal de Negócios.

Esta medida, que entrará em a partir das 07h00 até às 10h00, e das 16h00 às 19h00, tem como objetivo a suavizar o trânsito da Via de Cintura Interna (VCI) no Porto.

Pedro Duarte, presidente da AMP e da Câmara do Porto, acrescentou que esta medida terá de ser complementada com outras ao nível da própria VCI, comprometendo-se a propô-las ao Governo ainda até ao final deste ano.

Miguel Pinto Luz considera que é na VCI que decorre “o maior problema de tráfego” do país, indicando ainda que não há “algo sequer comparável com mais nenhuma via na Área Metropolitana de Lisboa ou noutra zona do país”.

O ministro afirmou que “várias soluções estão em cima da mesa”, mas que passarão “obrigatoriamente” por impedir ou dificultar a passagem de veículos pesados de mercadorias na VCI, apontando em cerca de 10 milhões de euros anuais do valor que o Estado terá de indemnizar a concessionária da CREP/A41.

Já Pedro Duarte referiu que “há a possibilidade de colocação de pórticos cuja portagem seja, de alguma maneira, desincentivadora para o atravessamento da cidade e da Área Metropolitana”. “Temos a possibilidade de, eventualmente, nos horários em que estamos a falar haver a própria proibição de pesados de mercadorias para efeitos de atravessamento da área metropolitana”, acrescentou.