A ID Logistics assumiu o compromisso de, no prazo de cinco anos, reduzir em pelo menos 20% as emissões de CO₂ associadas à sua atividade logística, incluindo transporte, armazenagem e processos ligados à gestão da cadeia de abastecimento.

Este compromisso decorre da adesão à iniciativa Lean & Green, que visa impulsionar a descarbonização das empresas do setor logístico, apoiando-as na redução das emissões de gases com efeito de estufa de forma mensurável, transparente e sustentável.

Em comunicado, o operador de logística contratual dá conta de que a adesão a este programa com a chancela do GS1 reforça o seu compromisso com a descarbonização da cadeia de abastecimento e a melhoria contínua da eficiência operacional em todos os seus centros e operações de transporte.

Entre as ações previstas estão a otimização das frotas e das rotas, a adoção de veículos de baixas emissões, o uso de energia renovável nos centros logísticos e a melhoria da eficiência nos processos de armazenagem, preparação de encomendas e transporte de mercadorias.

“A integração na Lean & Green permitirá cumprir os objetivos de redução de emissões, ao mesmo tempo que nos ajuda a antecipar as exigências dos nossos clientes e do mercado, que valorizam cada vez mais operações responsáveis e sustentáveis. O nosso compromisso mantém-se: avançar para uma logística mais eficiente, digitalizada e respeitadora do meio ambiente, contribuindo para um futuro mais sustentável para a indústria e para a sociedade como um todo”, afirma, citado em comunicado, o diretor-geral na Ibéria, Jérôme Jacek.