A Fruit Attraction 2025, que decorre em Madrid entre 30 de setembro e 2 de outubro, está a ser palco para a maior presença portuguesa de sempre no certame. A Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal levou uma comitiva de 50 empresas, parceiros e associações de produtores, ocupando um stand de mais de 700 m².
A presença portuguesa insere-se numa estratégia de promoção internacional continuada, que visa consolidar Portugal como fornecedor de excelência no mercado global. O Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, marcará presença hoje, 1 de outubro, e será uma oportunidade para reforçar a execução urgente do plano “Água que Une”, com quase 300 medidas para garantir a sustentabilidade hídrica do setor.
Sobre a presença nacional nesta edição de 2025, Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh considera que “a Fruit Attraction é uma montra privilegiada para afirmar a competitividade e inovação do setor agroalimentar português, ao mesmo tempo que abre portas a oportunidades de negócio”.
No primeiro semestre de 2025, as exportações de frutas, legumes e flores cresceram 9,5% em valor, atingindo mais de 1.288 milhões de euros, segundo dados do INE. No mesmo período, a quantidade exportada também aumentou, ultrapassando 837 milhões de quilos (mais 8,9%). A União Europeia é o principal destino das frutas, legumes e flores produzidos em Portugal, representando 81% das exportações em valor. Espanha lidera na lista dos principais destinos, seguido por França, Países Baixos, Alemanha e Reino Unido.
Do packaging sustentável ao transporte e distribuição
Entre os destaques da edição de 2025 está a DS Smith, empresa da International Paper, que apresenta uma nova gama de soluções de embalamento sustentáveis à base de fibra, como as cuvetes 100% recicláveis, a Millenium Box, a E-Secure Box, a DS Smith Light Wrap, o sistema Plaform e o tabuleiro Safe Tray.
As inovações visam otimizar a logística do setor hortofrutícola, combinando redução de materiais, maior proteção no transporte e melhor visibilidade no ponto de venda. A empresa dará ainda a conhecer soluções de impressão laser que aumentam a rastreabilidade e reduzem custos até 95%, bem como opções para embalagens industriais de grande capacidade como o Octabin e a BoxPallet.
Luis Serrano, SMI Director Southwest EMEA da DS Smith, sublinha: “Orgulhamo-nos de mostrar ao vivo as nossas inovações e de reforçar o compromisso com uma economia circular, ajudando os clientes a incorporar sustentabilidade em todas as fases da cadeia de valor”.
A DHL Supply Chain e DHL Global Forwarding marcam também presença, reforçando o papel da logística na cadeia de frescos. A empresa apresenta soluções de transporte multitemperatura, digitalização e robótica colaborativa, apostando em eficiência e rastreabilidade para garantir a frescura dos produtos. Com uma forte rede ibérica — 55 centros logísticos e mais de 1 milhão de m² de armazenagem — a DHL destaca-se igualmente pela exportação aérea de frutas e hortícolas, nomeadamente para a América do Norte, Ásia e Médio Oriente.
A Fruit Attraction 2025 conta com mais de 2.460 expositores de 64 países (um aumento de 8,4% face a 2024) e deverá receber 120.000 profissionais de 150 países. O evento ocupa 10 pavilhões da IFEMA Madrid e reforça o posicionamento como plataforma global de negócios do setor hortofrutícola, onde a produção, o packaging e a logística se encontram.