Desembarque de mais de 7 mil viaturas elétricas e híbridas da BYD assinala novo marco logístico e reforça o papel estratégico do porto catarinense no comércio externo automóvel.

O Porto de Itajaí, em Santa Catarina, Brasil, concluiu este domingo (1 de junho) aquela que é já considerada a maior operação de movimentação de veículos da história do Brasil numa única escala portuária. Ao longo de quatro dias de operações ininterruptas, foram desembarcadas 7.292 viaturas elétricas e híbridas da fabricante chinesa BYD, transportadas pelo BYD Shenzheno maior navio de transporte automóvel do mundo, desenvolvido especificamente para esta rota.

A complexidade e a escala da operação exigiram um rigoroso planeamento logístico, com destaque para o stowage planning, que determinou a sequência ideal de descarga para garantir fluidez e segurança em cada movimento. O recurso a guindastes móveis portuários (mobile harbour cranes) permitiu otimizar os tempos de turnaround e reduzir significativamente o tempo de escala.

No pátio, operadores posicionados estrategicamente asseguraram o encaminhamento eficiente das viaturas, que seguem agora por via rodoviária para centros de distribuição e concessionários em todo o território brasileiro. Segundo a administração portuária, toda a comunicação operacional, entre o armador, a autoridade portuária e os organismos intervenientes, respeitou integralmente os protocolos de compliance exigidos no comércio internacional.

Itajaí afirma-se como hub de carga de alto valor

“A operação no BYD Shenzhen — a maior movimentação de veículos da história portuária nacional — foi realizada com total eficiência ao nível da atracação e da produtividade de cais. É a prova de que o Porto Federalizado de Itajaí se afirma como um verdadeiro hub para cargas de elevado valor”, afirmou João Paulo Tavares Bastos, superintendente do porto.

Recorde-se que o Porto de Itajaí regressou à gestão federal em janeiro deste ano. Na passada quinta-feira (29), o Presidente da República, Lula da Silva, visitou o local e anunciou investimentos na ordem dos 844 milhões de reais destinados à modernização e expansão da infraestrutura portuária.

Para além da importância simbólica, a operação teve impacto direto na dinamização da cadeia logística brasileira, envolvendo operadores portuários, despachantes aduaneiros, transportadores e fornecedores de serviços complementares. A descarga desta carga de elevado valor acrescentado tem ainda reflexos na arrecadação de impostos locais e estaduais, e na movimentação do mercado segurador.

Com esta operação histórica, Itajaí espera consolidar a sua posição como porta de entrada preferencial para veículos elétricos e híbridos no mercado sul-americano, e como caso de eficiência logística que poderá inspirar novos modelos operacionais noutros portos da região.