A OBO Bettermann foi a “grande vencedora” da 12.ª edição do Prémio Fornecedor do Ano, promovido pela Secção de Distribuidores Grossistas da AGEFE. Trata-se de uma iniciativa que visa distinguir as empresas que mais se destacaram pelas suas boas práticas no setor do material elétrico.
De acordo com a Associação Portuguesa da Indústria Eletrodigital, o objetivo último é fomentar a geração de valor na cadeia de distribuição, potenciando uma articulação cada vez mais qualificada entre a distribuição e os seus fornecedores. Assim – sublinha em comunicado – este reconhecimento valoriza a excelência, o desempenho, a inovação e a qualidade da relação de serviço e desempenho do setor que abrange as empresas de material elétrico, sublinhando também o papel estratégico que as empresas desempenham na evolução do setor de material elétrico a operar em território nacional.
Nesta edição, relativa a 2024, foram atribuídos galardões em sete categorias, uma delas em estreia – a da mobilidade elétrica. Assim, em Automação, Controlo e Instrumentalização, venceu a Finder; em Cabos o prémio foi para a General Cable Celcat; e em Comunicação, Redes e Segurança distinguiu a Legrand. A Hager sagrou-se vencedora em Distribuição de Energia, enquanto a Ledvance foi reconhecida em Iluminação. Em Mobilidade Elétrica, o primeiro lugar foi para a Wallbox, e na categoria Material de Instalação foi premiada a Obo Bettermann, que venceu também o prémio Fornecedor do Ano.
Os prémios foram anunciados no encontro do setor de Material Elétrico 2025, que decorreu em Ílhavo, e reuniu 65 empresas — associadas e não associadas —, entre as quais 24 distribuidoras grossistas e 37 importadoras e fabricantes de material elétrico, num total de 160 profissionais presentes.