O Grupo CMA CGM aumentou a sua quota de transporte aéreo com a aquisição da Air Belgium e a sua frota de quatro cargueiros, dois Airbus A330-243F e dois Boieng 747-8F. A Air Belgium irá manter as operações dentro da divisão de carga aérea do grupo, sendo os aviões operados a partir da Bélgica.

A aquisição da empresa vem na sequência de uma proposta submetida no dia 19 de março, tendo conseguido a aprovação do tribunal a 27 de março. O acordo de transferência de ativos já foi celebrado, passando assim a Air Belgium a pertencer ao grupo.

Com este investimento, a CMA CGM dá continuidade à parceria entre as empresas, que ocorreu entre 2021 e 2023, período durante o qual a CMA CGM Air Cargo acordou com a Air Belgium para que operasse os seus quatro A330F de Liège, antes de obter o seu próprio certificado de operador aéreo, tendo estabelecido operações no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. Agora, pretende usar a sua capacidade adicional para desenvolver soluções de expedição e logística mais personalizadas.

Atualmente, a CMA CGM Air Cargo opera com dois Boeing 777F para Hong Kong e Xangai e um Airbus A330F para Zhengzhou, de forma regular, e anunciou que a sua frota será expandida a partir de 2027, com oito Airbus A350F.

Para além da sua expansão europeia, o grupo estabeleceu um hub de transporte aéreo em Chicago, operando atualmente com dois Boeing 777F operados pela Atlas Air, sob a marca CMA CGM Air Cargo, aos quais serão adicionados mais três aviões de carga, fortalecendo a presença do grupo nas rotas transpacíficas, apoiando a expansão das suas atividades no mercado americano.

Damien Mazaudier, executive vice president da divisão aérea do Grupo CMA CGM, considerou que “a aquisição da Air Belgium marca um passo importante na expansão das operações de frete aéreo do Grupo CMA CGM na Europa e no mundo. Reforça de imediato a nossa capacidade aérea enquanto aborda os desafios logísticos atuais. Ao preservar empregos qualificados e acelerar o desenvolvimento da nossa rede, esta operação demonstra o nosso compromisso para com os nossos clientes e a nossa capacidade de antecipar as evoluções do mercado”.