A Alibaba.com e a A.P. Moller – Maersk anunciaram uma colaboração que integrará os serviços logísticos de carga inferior ao contentor (LCL) e de carga total do contentor (FCL) da Maersk na plataforma de comércio eletrónico da Alibaba.com.
A integração entre a Alibaba e a Maersk visa proporcionar às pequenas e médias empresas (PME) acesso direto a opções de transporte transparentes e rentáveis, diz a gigante de comércio eletrónico. A carga inferior ao contentor permite a utilização de caixas e caixotes paletizados ou caixas de pequenas embalagens.
Os preços em tempo real estarão disponíveis para que as empresas saibam com exatidão o que estão a pagar. O serviço suporta oito categorias de produtos não perigosos, incluindo vestuário, maquinaria, artigos para o lar e materiais de construção. A Alibaba.com afirma que o seu objetivo é eliminar os intermediários, reduzir os custos e reduzir o tempo necessário para reservar envios, de dias para minutos.
“A maioria dos nossos compradores são pequenas empresas e debatem-se frequentemente com preços pouco claros e processos de envio complicados”, afirmou a Alibaba.com. “Esta parceria dá-lhes acesso direto às tarifas da Maersk e simplifica todo o processo, para que possam passar menos tempo a preocupar-se com o envio e mais tempo a gerir o seu negócio.”
A Alibaba é proprietária dos dois maiores mercados digitais do mundo em termos de valor bruto das mercadorias (GMV), o Taobao e o Tmall. O Taobao ocupa o primeiro lugar na Global Online Marketplaces Database. Já a Tmall ocupa o 2.º lugar. Ambas as plataformas operam na China e servem principalmente o mercado chinês. Entre os outros mercados da Alibaba encontra-se o mercado global B2B Alibaba.com.