A Luís Simões fortaleceu a sua presença ibérica com a abertura de quatro novos centros de operações logísticas (COL) em Algoz, Azambuja, Albergaria e Barcelona, num total de 37.000 m2, permitindo gerir 42.000 paletes. Através destes espaços, a empresa pretende expandir a sua capacidade operacional e dar resposta ao crescimento do negócio.

Em comunicado, a Luís Simões avança que estes espaços irão acolher diferentes operações, entre as quais armazenagem, preparação de encomendas, co-packing, gestão de entreposto fiscal e suporte à rede de distribuição ibérica do grupo, proporcionando uma “maior eficiência e flexibilidade aos clientes que procuram soluções logísticas de alto rendimento”.

Em Vila Nova da Rainha (Azambuja), o operador logístico conta com uma nova plataforma de 20.000 m2, e capacidade para armazenar 24.600 paletes. Está equipada com tecnologia recente e 22 plataformas que permitem carga e descarga simultâneas. Iniciou operações a 1 de março de 2023, e desde então já permitiu a gestão de cerca de 500.000 paletes e a movimentação de 17.000 veículos.

Em Albergaria, no centro do país, o espaço tem uma superfície de cerca de 8.500 m2 e espaços para receção, armazenamento e picking, embalamento e envios, permitindo a gestão de 8.287 paletes e espaço para 11.520 caixas.

O COL de Algoz conta com 4.060 m2 de área útil, tendo capacidade para movimentar 4.000 paletes. Este espaço conta com uma divisão para o armazenamento de produtos a temperatura controlada, reforçando a sua posição enquanto operador logístico no sul do país, permitindo dar resposta aos picos de atividade sazonal da região.

No caso de Espanha, o COL de Barcelona encontra-se no Parc Logístic de la Zona Franca e destaca-se no setor das bebidas, no qual a Luís Simões tem uma grande operação. Este espaço tem capacidade para armazenar até 5.000 paletes e conta com 3.700 m2 dedicados à entrada de material, controlo de stocks, preparação de encomendas, realização de inventários, co-packing e distribuição e gestão de produtos em regime fiscal.

Luís Freitas, diretor-geral de Logística da Luís Simões, comenta: “Em 2023, estabelecemos o objetivo de continuar a aumentar o nosso volume de negócios e, para isso, era fundamental continuarmos a expandir a nossa rede operacional com novos centros logísticos. Fizemo-lo, e os resultados superaram todas as nossas expectativas. Disfrutamos agora de melhores condições para conseguirmos dar resposta às necessidades dos nossos clientes, oferecendo a excelência e o nível de serviço que requerem”.