Habitualmente realizada em Madrid, a Fruit Attraction estreou-se em São Paulo (Brasil) e levou cinco empresas portuguesas entre os dias 16 e 18 de abril a uma das principais feiras internacionais do setor de frutas e hortaliças do mundo.

A primeira edição do continente sul-americano realizou-se no São Paulo Expo & Convention Center, tendo estado presentes mais de 300 marcas expositoras de 15 países: Brasil, França, Holanda, Itália, Portugal, Grécia, Espanha, Argentina, Chile, Uruguai, Estados Unidos, Nova Zelândia, Egito, Turquia e Israel.

Estiveram representados 45 países e oito Estados brasileiros, que receberam a visita de 12.000 pessoas. A Emergosol, Ferreira da Silva, Frutas DM, Luís Vicente e Granfer foram as representantes nacionais, sendo associadas da Portugal Fresh, Associação para a promoção das Frutas Legumes e Flores Portuguesas.

Em 2023 Portugal exportou 57 milhões de euros de frutas e legumes para o Brasil, representando 2,5% do total das exportações nacionais deste setor (2.303 milhões de euros), cujo principal destino é a União Europeia. Deste modo, Portugal encontra-se a reforçar a sua presença em mercados externos com possibilidade de crescimento.

Por parte da Portugal Fresh, Gonçalo Santos Andrade, presidente da associação, considera que “o Brasil é um destino importante para alguns dos produtos portugueses e um cliente que conhece bem o nosso país”, e Através desta presença “pretendemos mostrar a enorme diversificação que tem, hoje, o setor agroalimentar português e o seu potencial de crescimento”, refere o empresário, considerando que esta foi “uma oportunidade para as empresas contactarem potenciais clientes e explorarem oportunidades de negócio”.

Jaime Martín, diretor de Expansão Internacional do Ifema Madrid, destacou que “a Fruit Attraction São Paulo nasce como a feira internacional de referência do mercado de frutas e hortaliças do hemisfério sul, alternando-se e harmonizando-se com a Fruit Attraction Madrid, que é o principal evento do hemisfério norte”, acrescentando que este “será o ponto de encontro, não só para produtores de todos os estados brasileiros, mas também de países latino-americanos”.

A Portugal Fresh tem como objetivo para 2030 “reforçar a competitividade das empresas nos mercados internacionais e atingir os 2.500 milhões de euros de exportações de frutas, legumes e flores”.