Posicionar o País como centro global de transporte e logística marítima é um ator cada vez mais relevante na transição energética europeia e mundial, é este o objetivo da Portugal Shipping Week, cuja edição de 2024 acontece entre os dias 6 e 10 de maio.

O cenário principal será o Porto de Lisboa, com esta terceira edição do evento a incluir inciativas focadas na descarbonização do transporte marítimo e dos portos, bem como na forma como os diversos agentes – de governos, a autoridades portuárias e à comunidade marítima, em geral – se estão a preparar para responder a este desafio.

Assim, ao longo de uma semana, o evento proporciona a armadores, gestores estrangeiros, fornecedores de energia e representantes de todas as disciplinas marítimas a oportunidade de desenvolverem novas relações comerciais com líderes dos setores marítimo e das energias alternativas portugueses, bem como com os principais intervenientes internacionais.

No primeiro dia, decorre precisamente uma formação sobre combustíveis alternativos, realizada na Escola Náutica Infante D. Henrique, seguida da celebração do 100º aniversário da escola. Também neste dia a sede da Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA), em Lisboa, organiza o Workshop de Formação sobre Implicações das Emissões.

A 7 de maio, será a vez de a Gare Marítima de Alcântara receber a “Flagship”, a conferência mais emblemática do encontro, dedicada à maximização do potencial comercial e adoção da economia verde.

Do painel de oradores fazem parte o presidente do Conselho de Administração dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, Carlos Correia; o embaixador da Grécia em Portugal, Vassilis Papadopoulos; o embaixador da Dinamarca em Portugal, Lars Steen Nielsen; e o Chefe dos Assuntos Económicos da Embaixada da República Federal da Alemanha, Jakob Jurczyk-Bäumer.

Também na Gare Marítima de Alcântara acontece, a 8 e 9, a cimeira ship.energy, integrada no EISAP Shipping Forum. A quinta-feira é dedicada a uma visita ao Porto de Lisboa, nomeadamente ao Terminal de Contentores de Yilport e ao Terminal de Cruzeiros de Lisboa.

No último dia da Portugal Shipping Week 2024, os participantes visitam o Porto de Setúbal e os Estaleiros Navais da Lisnave.

Esta terceira edição do evento é organizada pela Petrospot, em parceria com a Administração do Porto de Lisboa, a Administração do Porto de Setúbal, a Associação dos Portos de Portugal, a Associação dos Armadores de Portugal, a Euromar, a Galp e a Escola Náutica Infante D Henrique.