De acordo com as previsões da Sea-Intelligence, até 2026 poderão dar-se duas importantes mudanças na liderança mundial de armadores, tendo em conta os crescimentos atuais e as aquisições de novos navios anunciadas.

A Hapag-Lloyd, arrisca-se a perder a quinta posição no ranking para a ONE, e a Maersk a segunda posição para a CMA CGM, caso não aumentem as suas frotas até 2026. Enquanto isso, a MSC deverá aumentar ainda mais a distância entre o seu primeiro lugar e o segundo nos próximos dois anos.

Segundo a especialista, em mantendo-se os crescimentos atuais, o top 10 de armadores mundiais para 2026 deverá ser o seguinte:
– MSC
⬆️ CMA CGM
⬇️ Maersk
– Cosco
⬆️ ONE
⬇️ Hapag-Lloyd
– Evergreen
– HMM
– Yang Ming
– ZIM

Recorde-se que a Maersk já foi o maior armador mundial, e que apesar do seu grande crescimento, tem vindo a perder quota de mercado face à concorrência.

A Sea-Intelligence também nota que a Hapag-Lloyd já admitiu que uma das suas prioridades é permanecer no quinto lugar, através da sua estratégia para 2030, porém, adverte que caso a alemã não tome medidas, poderá cair no ranking para a ONE.