A Efficio estabeleceu uma parceria com o PTSB, um dos principais fornecedores de serviços bancários a retalho e pequenas e médias empresas no mercado irlandês, em 2020, através do programa de transformação “Project Titan”, com a duração de 18 meses, que visava mudar a perceção do procurement de um departamento reativo e tático para um parceiro comercial proativo e estratégico. 

No final de 2021, O PTSB lançou a sua estratégia de sustentabilidade com o objetivo de servir as suas comunidades de forma sustentável. Estimou que as Categorias 1 e 2 (bens e serviços adquiridos e bens de capital) dentro das emissões do âmbito 3 poderiam equivaler a até 25% das emissões totais da empresa, convidando assim a função de procurement a tornar-se num motor-chave na jornada de melhoria de sustentabilidade do Banco.

Assim, a equipa conjunta de procurement da Efficio e do PTSB deu início ao seu próprio programa de transformação da sustentabilidade através da implementação da ferramenta CarbonCube, da Efficio, que tem quatro objetivos principais: aumentar a consciencialização, a visibilidade e a comunicação de métricas Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por parte do PTSB em toda a sua base de fornecedores; incorporar o foco nos ODS na fase de integração do fornecedor, incluindo o aprovisionamento e a devida diligência; desenvolver um processo de gestão de relação de fornecedores centrados nos ODS; e elaborar um roteiro estratégico de redução de emissões de carbono, identificando oportunidades em toda a base de abastecimento.

Estas medidas iriam ajudar o PTSB a atingir a sua meta de ser o primeiro banco na Irlanda a declarar publicamente todas as suas emissões de âmbito 3, e a comprometer-se com uma meta de redução de emissões com base científica até 2024.

O CarbonCube é uma plataforma que combina dados de gastos com dados de emissões específicas de categorias para calcular as emissões dos fornecedores. Com os dados de gastos já capturados no seu Spend Cube, a equipa de procurement do PTSB tirou partido da ferramenta para quantificar as emissões das Categorias 1 e 2 dentro do âmbito 3. Esta abordagem foi reforçada em colaboração com os fornecedores, apoiando-os nos seus cálculos de emissões de carbono, para que os dados pudessem ser alinhados com as circunstâncias específicas do PTSB.

Através do CarbonCube, a equipa de procurement conseguiu utilizar os dados de gastos para identificar categorias prioritárias com elevadas emissões de gases de efeito estufa, ganhar visibilidade sobre os compromissos de sustentabilidade assumido pela base de fornecedores do PTSB, apoiar o desenvolvimento da estratégia de sustentabilidade da empresa através de avaliações específicas e de sensibilização dos fornecedores, e simplificar os relatórios de carbono.

“O CarbonCube da Efficio permitiu-nos estabelecer uma base de emissões forte e realista a partir da qual conseguimos preparar iniciativas de redução de carbono, apoiando a agenda estratégica do Banco para a submissão SBTi no ano de 2024 e a promoção de uma cultura de sustentabilidade e consciência ambiental em toda a nossa cadeia de valor – desde os nossos funcionários até à nossa base de fornecedores”, confirma Rachel Hollywood, diretora de procurement ESG da PTSB.

A equipa da Efficio e do PTSB organizou ações de formação através de workshops, webinars e focus groups para vários grupos de stakeholders, incluindo as áreas de procurement, finanças e fornecedores de nível 1. Entre elas, elaborou-se um programa de formação para os gestores de recursos do Banco que descreveram as expectativas do departamento de procurement em relação aos fornecedores.

Por sua vez, os stakeholders também tiveram acesso a recursos de formação externos para cimentar os seus conhecimentos sobre temas de sustentabilidade. De um modo geral, estas ações aumentaram a adesão dos stakeholders ao programa de transformação de sustentabilidade da função de procurement, e prepararam o caminho para a execução da estratégia.

Esta parceria permitiu aumentar a visibilidade dos dados relativos às emissões de carbono e relatórios simplificados, ajudando a identificar prioridades e a definir estratégias; fomentar uma melhor compreensão sobre a sustentabilidade em toda a cadeia de valor do PTSB, desde os colaboradores até à sua base de fornecedores; e cimentar ainda mais o papel do procurement como um parceiro estratégico fundamental na agenda de sustentabilidade da empresa.