A Herdade Vale da Rosa, produtor nacional de uva de mesa, atingiu um volume de vendas de 4.500 toneladas em 2023, devido a um aumento significativo da procura no mercado externo.

A exportação de uvas Vale da Rosa tem vindo a ganhar maior destaque na faturação da empresa, já representando 30% do volume de negócios da empresa de Ferreira do Alentejo. Atualmente é feita para sete mercados: Reino Unido (principal mercado), Polónia, França, Hungria, Países Baixos, Malásia e Hong Kong, sendo este último o mais recente, numa operação iniciada no ano passado e que teve como destaque uma solução pioneira de transporte.

Enviadas por avião, as uvas conseguem chegar aos mercados mais distantes em ótimas condições, cumprindo todas as exigências de qualidade e mantendo o seu sabor. “Hong Kong recebeu a sua primeira encomenda de uvas sem grainha produzidas em solos alentejanos”, revela António Silvestre Ferreira, administrador da Vale da Rosa.

De forma a dar continuidade ao sucesso alcançado, expandiram as suas operações na Europa e iniciaram contactos com países árabes, de forma a chegarem exportações aéreas para a Arábia Saudita em 2024.

A sustentabilidade é também um dos focos da Vale da Rosa, sendo que terminaram 2023 com a introdução da embalagem Zero Plástico, uma nova solução de packaging livre de plástico, onde investiram cerca de meio milhão de euros. A solução apresentada consiste numa película transparente biodegradável, que apesar da semelhança com a embalagem convencional, representa uma alternativa ecologicamente responsável, reduzindo o consumo de plástico em aproximadamente 80 toneladas.

Artigo publicado na íntegra na revista SCMedia News #50.