O Porto de Setúbal abriu um concurso público para a eletrificação dos acessos aos terminais portuários do porto, permitindo reduzir os constrangimentos existentes na ligação dos terminais à rede ferroviária nacional. Trata-se de um investimento de 17,5 milhões de euros, com um período previsto para 420 dias, tendo as propostas de ser apresentadas até dia 1 de julho.

O investimento está inserido no Projeto Rail2Green, que se encontra a ser desenvolvido pela APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, em conjunto com a Infraestruturas de Portugal (IP), abrangendo um conjunto de intervenções para garantir melhorias operacionais e de segurança, e envolve a eletrificação dos ramais e canais de acesso aos terminais, de modo a facilitar o last mile e a reformulação do layout ferroviário para permitir manobras entre o porto e o complexo de mercadorias de Praias do Sado.

O Porto de Setúbal avança ainda que, deste modo, o investimento também permitirá a receção/expedição e circulação de composições com 750 metros e o aumento do volume de mercadorias transportadas por ferrovia no Porto de Setúbal.

Carlos Correia, presidente da APSS, avança que “designámos este projeto com marca Rail2Green, este é um dos projetos estruturantes que está a ser desenvolvido pelo Porto de Setúbal, no âmbito da nossa estratégia Hub2Green, e que tem como principal objetivo transformar o porto num hub económico de desenvolvimento sustentável na cidade, na região e no País. A eletrificação do last mile ferroviário vai possibilitar a melhoria das acessibilidades ferroviárias à zona central do porto, a descarbonização do interface ferroviário e o aumento da capacidade de receção de comboios. Iremos, também, diminuir os tempos da operação ferroviária e obter uma maior eficiência das condições de operação com segurança e sustentabilidade, naquele que é já o segundo porto nacional que mais comboios movimenta”.