Em 2023, a Nestlé efetuou compras de 250 milhões de euros a cerca de 900 fornecedores portugueses, e registou um valor de faturação que ultrapassa os 700 milhões. 

Mais de 60% das necessidades da Nestlé são asseguradas por mais de 900 produtores locais, e essas compras, que dizem respeito não só a matéria-prima, mas também a produtos alimentares feitos nas fábricas do Porto e Avanca, valem cerca de 250 milhões de euros, segundo Silvia Balcells, CFO da marca em Portugal, em entrevista à Sapo.

“Compramos localmente cereais, leite, açúcar”, indica, bem como todo o investimento feito em logística, transporte, comunicação e publicidade.

Ainda assim, a contribuição nacional não é feita apenas ao nível dos fornecedores, uma vez que 60% do que a Nestlé produz nas fábricas do Porto e Avanca, segue para mercados internacionais, para mais de 60 países, como é o caso da Austrália cujo valor ascende os 134 milhões.

A empresa reconhece a importância de criar relações de proximidade com os fornecedores. “A beleza de Portugal é esta: é ter a força das marcas internacionais, mas também as joias locais”, refere a responsável.