Um contentor de 20 pés transformado em obra de arte anda a percorrer o mundo. O Dazzle Creature foi transformado numa obra de arte pelo artista Edouard Schneider, e surge através de uma parceria entre a WEC Lines e a BOXPO – Dazzle Creature.

O artista utilizou a técnica de pintura “Dazzle Camouflage”, usada durante a Primeira Guerra Mundial, onde os navios eram pintados de forma a parecerem estar a ir numa direção, velocidade e rumo diferentes da realidade, para assim iludir os inimigos.

A viagem inaugural do contentor foi realizada no início de 2024 até Dublin, seguindo para Filadélfia e Antuérpia. O contentor viajou até Portugal a 28 de março, tendo chegado ao Porto de Leixões a 2 de abril, contendo carga para um dos clientes da OREY Shipping, num total de 6 paletes de 4,5 toneladas.

O Dazzle Creature tem um código QR para que quem passe por ele possa fazer o seu track&trace e acompanhar a sua viagem.

No final de 2024 o contentor será desfeito em pedaços para posterior venda em leilão, podendo as empresas ou particulares adquirir os pedaços da obra de arte real, estando também à venda a NFT da obra de arte digital, inserida na blockchain. As receitas do projeto reverterão para a ação de caridade “Pakje van je Hart” da JOE FM, que tem como finalidade garantir que várias famílias carenciadas tenham presentes de Natal para as suas crianças.