A Deutsche Bahn AG pediu a um grupo restrito de licitantes que apresentem outra ronda de ofertas não vinculativas para a sua unidade logística DB Schenker, cujas receitas em 2023 foram de 19,1 mil milhões de dólares (cerca de 17,8 mil milhões de euros). O interesse na venda da DB Schenker foi anunciada em 2022, e teve início em dezembro de 2023, e desde então que decorrem as negociações e apresentações de propostas.

De acordo com as fontes da Bloomberg, a multinacional está a pedir propostas confirmativas até ao final do próximo mês por parte dos interessados, entre os quais se encontram as empresas de logística europeias DSV, AP Moeller- Maersk e MSC Mediterranean Shipping Co. Segundo a fonte, a Bahri, empresa de navegação saudita, e o fundo soberano de Abu Dhabi ADQ – dono do AD Ports Group, também foram convidadas a apresentar as suas propostas, encontrando-se ainda na corrida um consórcio entre a CVC Capital Partners e a Carlyle Group Inc, enquanto outros interessados desistiram das suas propostas.

As negociações ainda se encontram a decorrer, mas sem garantias de que chegue a haver acordo entre as partes.

No ano passado a DB Schenker sentiu uma quebra de 30,6% face aos 27,6 mil milhões de dólares apresentados em 2022, e de 19% face aos valores de 2021. Apesar da diminuição da receita, os valores do EBIT mantêm-se acima do dobro dos pré-pandémicos, e as receitas acima em quase 1,5 mil milhões de dólares.

No seu relatório de contas de 2024, a Deutsche Bahn AG aponta que “a quebra de receitas da DB Schenker deu-se maioritariamente devido à normalização das taxas de fretes”. Recorde-se que durante a escassez de contentores, os preços praticados chegaram a atingir valores 10 vezes superiores aos praticados normalmente, tendo as receitas de muitas empresas aumentado drasticamente durante esse período.

Outros dados defendidos pela multinacional foram os aumentos dos custos operacionais devido aos custos da energia, maiores despesas de manutenção, despesas adicionais com funcionários e aumentos salariais; a descida significativa dos resultados devido à interrupção do apoio do Governo ao preço dos comboios durante a pandemia; aumento significativo dos impostos; pré-financiamento para o Governo para manutenção das infraestruturas.