Mantendo o seu foco na sustentabilidade e na redução da pegada ambiental, a TJA – Transportes J. Amaral investiu em dois novos camiões 100% elétricos MAN eTGX, uma sequela do investimento feito em 2022, quando adquiriu o seu primeiro camião elétrico MAN eTGM em Portugal.

Estes veículos são adequados para distâncias de longo curso, devido à sua autonomia para 600 quilómetros e ao rápido carregamento de 750 kW/h, que permite recarregar uma autonomia de 350 quilómetros durante pausas de cerca de 45 minutos. A MAN também destaca que, além de reduzir as emissões de carbono, o MAN eTGX também proporciona benefícios ao nível da economia de custos operacionais e manutenção.

“A peça fulcral num conjunto propulsor do camião isento de emissões: a bateria. Por isso, o novo MAN eTGX contém baterias que foram especialmente concebidas para a utilização no novo camião elétrico – nas instalações da MAN em Nuremberga”, explica a empresa em comunicado, adiantando que no futuro serão possíveis autonomias diárias de até 1.000 quilómetros.

A nível de sustentabilidade, a MAN considera que “com a aquisição destes dois novos camiões 100% elétricos, a empresa reforça a sua posição, como pioneira na adoção de soluções de transporte ecológicas e eficientes”, e nota que a TJA “está comprometida em liderar pelo exemplo e inspirar outras empresas do setor a seguirem o seu caminho em direção a uma operação mais sustentável”.