A Mecalux vai equipar com um novo sistema de armazenagem a fábrica da PepsiCo em Veurne, Bélgica, uma das maiores fábricas de batatas fritas da Europa.

A PepsiCo decidiu reformular as suas operações logísticas na Bélgica através da construção de um sistema de armazenamento e recolha totalmente automatizado (AS/RS) para albergar a produção diária de 2 milhões de sacos de batatas fritas e snacks das marcas Lay’s, Doritos, Bugles e Cheetos.

Para alcançar este objetivo, a fabricante vai instalar o sistema Automated Pallet Shuttle da Mecalux. O AS/RS é uma das soluções de armazenagem de alta densidade mais eficientes do mercado, garantindo entradas e saídas de produtos extremamente elevadas.

Para simplificar os movimentos internos de mercadorias, o sistema Automated Pallet Shuttle será ligado à unidade de produção da PepsiCo através de uma linha de transporte com mais de 100 m de comprimento. O AS/RS será composto por quatro corredores com dois blocos de estantes de cada lado. Doze carros de transferência (um em cada nível de armazenamento) transportarão as mercadorias para o canal de armazenamento correspondente. Uma vez lá, um carro de transferência motorizado transportará automaticamente as paletes para os seus locais.

A PepsiCo também implementará o sistema de gestão de armazéns Easy WMS da Mecalux para o controlo de stocks em tempo real. Este software será integrado com o sistema ERP da empresa para garantir o bom funcionamento das operações. Coordenará o fluxo de produtos, gerindo o seu trajeto desde a produção até ao AS/RS, assim como a sua perfeita preparação para a distribuição aos clientes.

A PepsiCo adquiriu a fábrica em Veurne há 25 anos. Desde então, a unidade tornou-se numa das maiores fábricas de produção de batatas fritas e snacks da Europa. Em termos de área, estamos a falar de mais de 40.000 m², o equivalente a oito campos de futebol, e destaca-se pela sua tecnologia de vanguarda e pela sustentabilidade.