Nos dias 17 e 18 de abril decorre a 8ª edição da Empack e Logistics & Automation Porto, o maior evento de embalagem e logística do país, realizado na Exponor. Ao longo de dois dias será possível encontrar soluções, produtos e serviços inovadores num espaço com mais de 70 expositores, e onde a Easyfairs, entidade organizadora, antecipa mais de 9.000 interações comerciais e mais de 3.000 visitantes.

Inicialmente lançada para servir um mercado que não estava coberto, ao longo destes nove anos de existência a Empack e Logistics & Automation tem-se posicionado como uma feira de referência para os setores da logística e da supply chain. Questionada pela Supply Chain Magazine relativamente à edição deste ano, a organização avança que “todos os anos os nossos visitantes e expositores aguardam ansiosamente pela data, por isso continuamos a apostar ano após ano nesta feira, para que continue a crescer no panorama nacional”.

A área de exposição irá contar com algumas empresas que participam pela primeira vez, com novas soluções, produtos e serviços para o setor, e não só nacionais, mas também internacionais. Algumas das mais recentes empresas que se juntam ao evento são a holandesa Qimarox, as espanholas FDI, Ats-Tanner e Mim Group, e as portuguesas Coelho & Cortesão, Engels e Provost.

A Easyfairs conta que “nos últimos meses temos vindo a trabalhar em acordos estratégicos com parceiros e organizações de referência e, juntamente com eles, estamos a trabalhar para oferecer novos conteúdos e novos formatos que permitam aos visitantes desfrutar de uma experiência enriquecedora e dinâmica”.

Para a Empack e Logistics & Automation Porto 2024, a empresa também concebeu vários Innovation Tours, que já implementaram com sucesso noutras edições e feiras do grupo, e que “serão percursos por diferentes produtos e pontos estratégicos da feira, previamente selecionados para um grupo exclusivo de visitantes, onde os expositores mostrarão ao vivo as suas últimas tecnologias, resolverão dúvidas e interagirão com os assistentes”.

Esta edição terá como foco ser uma solução para os problemas das empresas atualmente, cujas necessidades passam pela otimização das cadeias de abastecimento, digitalização e sustentabilidade: “é essencialmente uma nova oportunidade para os profissionais da embalagem, logística e transporte em Portugal, que terão acesso a uma vasta e variada gama de produtos e serviços relacionados com estes setores sem terem de se deslocar para longe”.

Em foco estará a apresentação do Keynote Speaker Ricardo Costa, CEO do grupo Bernardo da Costa e presidente da AEMinho, com a sua fórmula para uma liderança humanizada.

Também a Supply Chain Magazine irá participar no programa, tendo como tema a “Transformação Digital na Logística: Desafios e Oportunidades“. Em debate estarão Bárbara Fraga, Supply Chain & Operations Senior Consultant da Experienced Management; Miguel Lachat, Intralogistics Business Line da Bowe; Célia Pedro, Supply Chain Manager da GenSun; e Filipe Carrondo, Co-founder & CEO da EPL – Mecatrónica | Robótica, trazendo todos os seus insights para aproveitar a evolução tecnológica da melhor forma e otimizar a sua logística.

Na 7ª edição, em 2023, foram apresentadas mais de 390 soluções e produtos para o setor, e nas duas salas de conferências foram debatidos temas como inovação, digitalização, automação, sustentabilidade e eficiência, enquanto “eixos fundamentais”. No encerramento do evento, as empresas já tinham reservado 46% do espaço disponível para a edição deste ano.

“Somos mais do que um espaço de exposição. O evento oferece também uma sala de conferências, visitas guiadas e networking. Por isso, encorajamos todos, especialmente as empresas do Norte de Portugal, a reservar algumas horas para visitar o evento, porque temos a certeza de que regressarão com novas ideias, novos contactos e com a sensação de terem feito em poucas horas um trabalho de campo que, de outra forma, levaria muito mais tempo”, conclui.

Notícia atualizada a 4/4/2024 pelas 10:39.