A GenSun, EPCista no setor da energia solar que fornece soluções para empresas, comunidades, desenvolvedores e investidores, e pertencente ao grupo Ponticelli, conta agora com Célia Pedro que ficará responsável pelas áreas de logística e procurement dos projetos, em Portugal.
Em relação a este setor, a nova supply chain manager afirma que é identificado como “uma das principais soluções e estratégia” para a redução de gases de efeito de estufa. Assim, a rentabilidade dos projetos está relacionada com o controlo da cadeia de abastecimento, “dado o peso dos materiais no custo dos projetos ser muito elevado, e a importância da sua disponibilidade no momento da execução da obra”, refere.
Acrescenta ainda que estas cadeias de abastecimento “são longas”, e que a mitigação do risco é uma “permanente exigência” para dar resposta a constrangimentos como volatilidade, incerteza e complexidade dos mercados. Desta forma, “a seleção e criação de parcerias alternativas, a visibilidade de toda a cadeia de abastecimento, desde as matérias-primas até ao produto final, é obrigatório, exigindo otimização, agilidade, e flexibilidade em todo o processo”.
Célia Pedro já passou por empresas como Sonae MC, Forum Govlnt, CMW Foudries, Artevasi, MVM – Embalagens, e MCA Group, tendo desempenhado, igualmente, cargos ligados às áreas de logística e procurement.
Célia Pedro, supply chain manager | GenSun