A Lufthansa Cargo está a investir cerca de 500 milhões de euros na expansão e atualização da Cargo City North, o maior projeto de construção já empreendido pelo Grupo Lufthansa, marcando um passo significativo para aprimorar as operações no hub de Frankfurt.

O hub de Frankfurt está a ser modernizado. Em agosto de 2023, iniciaram-se os trabalhos de construção do novo armazém vertical, com 40 metros de altura, que inclui o sistema de transporte automatizado e os primeiros módulos de construção a Norte do aeroporto de Frankfurt. Além da nova infraestrutura, os edifícios e armazéns existentes da Lufthansa Cargo Center serão melhorados, modernizados ou substituídos por novas construções. A companhia está a investir um total de quase 500 milhões de euros no projeto, que deverá estar concluído até 2030, e ocupará uma área de mais de 70.000 metros quadrados.

“Ao lidar com cerca de 80% do volume global de carga da Lufthansa Cargo, o hub de Frankfurt desempenha um papel decisivo no sucesso operacional da Lufthansa Cargo”, afirma Ashwin Bhat, CEO da Lufthansa Cargo, acrescentando que a modernização e as novas construções irão melhorar ainda mais os tempos de rotação e aumentar a eficiência no local central da Lufthansa Cargo. “Para os nossos clientes, isso significa velocidades de manuseamento mais rápidas, processos de transporte mais simples e uma melhoria na qualidade do serviço”, acrescenta.

A implementação e o planeamento detalhado das principais medidas de construção para os próximos oito anos serão realizados em conjunto com o parceiro de construção Ed. Züblin AG de Frankfurt. “Com a Züblin, ganhámos um especialista experiente em construção civil que nos apoiará com soluções individuais e personalizadas. Estamos encantados por abordar o maior projeto de construção do Grupo Lufthansa juntamente com a Ed. Züblin AG”, afirma Stefan Dürr, responsável pelo programa de infraestrutura na Lufthansa Cargo e gestor de projeto do LCCevolution. Além da Ed. Züblin AG, a empresa de engenharia mecânica BLEICHERT Automation GmbH & Co. KG é uma parceira chave na construção do armazém. Além disso, o planeamento dos sistemas logísticos para o projeto de grande escala está a ser realizado com a experiência e o apoio da io-consultants GmbH & Co. KG.

Espera-se que as primeiras partes do sistema de transporte automatizado e a construção dos dois primeiros módulos de construção estejam concluídas entre 2023 e 2027. “Um desafio particular deste projeto é a implementação de um projeto de construção complexo, enquanto a operação regular do hub deve ser garantida 24/7, e a melhoria gradual do hub à medida que os novos elementos entram em funcionamento”, explica Dietmar Focke, Chief Operations Officer da Lufthansa Cargo. Johannes Graf, diretor técnico da Ed. Züblin AG, acrescenta que “a revitalização e renovação do hub de carga no Aeroporto de Frankfurt dá-nos a oportunidade de demonstrar a nossa experiência técnica num dos maiores hubs de transporte da Europa. Estamos orgulhosos por colaborar com a Lufthansa Cargo neste projeto, desde a fase de planeamento até à construção. Gostaríamos de agradecer pela parceria e cooperação construtiva”.

Artigo publicado na revista SCMedia News #49.