Em 2023, as exportações portuguesas de metalurgia e metalomecânica atingiram um novo recorde de 24.017 milhões de euros, mais 4.3% face a 2022, obtendo seis dos 10 melhores resultados mensais de sempre, segundo a Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP). Este é um setor que está em claro crescimento, e a par dos bons resultados obtidos está o poder transformador da tecnologia.

Durante a tarde do dia 21 de março, haverá a oportunidade de conhecer o impacto da transformação digital na logística e operações do setor da metalomecânica, através de testemunhos de vários profissionais da área, que marcarão presença no evento Metalomecânica Logística, organizado pela Supply Chain Magazine.

O Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) abrirá as portas a todos aqueles que pretendem conhecer as últimas tendências, desafios e oportunidades que o setor da metalomecânica enfrenta atualmente.

Das 14h30 às 17h30, as intervenções irão girar à volta do principal tema do evento: “a tecnologia como aliada na cadeia logística e nas operações”, permitindo estar a par do que está já a ser feito, e do que ainda se pode fazer para as empresas alcançarem melhores resultados a partir das oportunidades criadas pela era digital, visando a otimização das suas cadeias de abastecimento.

A primeira intervenção da tarde estará a cargo de Ricardo Nascimento, diretor-geral da Sinuta FCE, que irá abordar os desafios e oportunidades na logística global, analisando a situação atual e perspetivas de aprovisionamento mundial.

De seguida, será apresentado um caso de estudo de uma empresa de fabrico de ferramentas de precisão, por Manuel Pereira Lopes e Renata Santos, do ISEP e, posteriormente, Javier Fernández, diretor de vendas da Mewa Portugal e Espanha, irá explicar como tornar a produção mais eficaz e sustentável com o sistema da Mewa.

Após o coffee break, Romeu Klug, sales & marketing manager da Devlop, irá indicar como a solução WMS pode otimizar processos logísticos na indústria metalomecânica e, de seguida, será a vez de Luís de Matos, chairman & CEO da Follow Inspiration, apresentar casos reais de como a robótica pode impactar na logística interna.

“Tecnologia como aliada na cadeia logística e nas operações” é o mote da mesa redonda, que encerrará o evento. Contará com a moderação de António Galrão Ramos, do ISEP, e com a participação de Jorge Novo, logistics manager da Grohe, João Leão, coordenador de logística da Maran, Elisabete Coelho, managing director da Abreu Logistics, e Paulo Oliveira, logistics director da Simoldes.

Pode consultar o site oficial do evento para se inscrever ou obter mais informações.