O navio da organização não governamental espanhola Open Arms, que transporta cerca de 200 toneladas de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza, já está na costa da Cidade de Gaza, avançou um jornalista da agência de notícias AFP.

As imagens captadas pelo jornalista da AFP mostram a forma característica do navio da ONG espanhola e da embarcação com ajuda humanitária que reboca desde o Chipre. Segundo o portal especializado Vessel Finder, o navio está a menos de cinco quilómetros da costa.

O navio da Open Arms deixou o porto cipriota de Larnaca na terça-feira com destino a Gaza, através de um corredor marítimo humanitário aberto a partir de Chipre. A sua carga de 200 toneladas de alimentos (arroz, farinha, enlatados), fornecida pela ONG World Central Kitchen (WCK) – do `chef` norte-americano José Andrés e que corresponde a cerca de 300 mil refeições -, foi inspecionada em Larnaca pelas autoridades israelitas.

“Esperamos descarregar a ajuda assim que for possível atracar, mas muitos fatores influenciam esta complicada operação”, disse Erin Gore, diretora-geral da WCK, que coordena as equipas que estão em Gaza há vários dias e que construíram um cais flutuante para receber a ajuda humanitária. Mas, de acordo com a ONU, o envio de ajuda por via marítima ou aérea não deve substituir a rota terrestre, que possibilita um envio maior de apoio humanitário à Gaza.

A hora de chegada do navio e de desembarque da ajuda não foi comunicada pelas duas ONG responsáveis pela operação e nem pelas autoridades israelitas. De realçar a bordo vão 200 toneladas de alimentos, mas outras 300 ficaram em terra, à espera que mais navios se juntem à autoestrada marítima que várias organizações não-governamentais querem abrir para Gaza. As necessidades atuais dos palestinianos não poderão ser suprimidas se não houver um esforço concertado para uma entrega contínua de alimentos. Para isso, Israel tem de abrir as fronteiras terrestres.