Os investidores estão a pressionar a Inditex, proprietária da Zara, para tornar pública a lista completa dos seus fornecedores para que possam melhor avaliar os riscos na cadeia de abastecimento, informa a Reuters.

Atualmente, a Inditex é a única entre as grandes marcas de retalho de vestuário que ainda não divulgou quais as fábricas de onde obtém os seus produtos. Anualmente, publica o número de fornecedores de 12 países principais, mas não apresenta informações sobre fábricas individuais.

Marcas como Adidas, H&M, Hugo Boss, Nike, Primark ou Puma já publicaram as suas listas de fornecedores de forma detalhada, incluindo nomes e endereços das fábricas. As retalhistas de roupa estão sob particular pressão para provar que não têm trabalho forçado nas suas cadeias de abastecimento, e que os seus trabalhadores recebem salários dignos. Por isso, reguladores e investidores querem mais transparência.

O grupo chinês Shein têm estado sob escrutínio por legisladores dos EUA por potenciais riscos na sua cadeia de abastecimento. Já na União Europeia, alguns desentendimentos interromperam propostas que exigiam que todas as grandes empresas divulgassem se as suas cadeias de abastecimento prejudicavam o ambiente ou se incluíam trabalho infantil.